- SiSU é a chance de ingressar em instituições públicas de nível superior públicas;
- Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudos de 50% a 100%;
- Fies oferece aos estudantes
- o financiamento dos cursos superiores.
VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Por meio da nota do Enem estudantes do Brasil inteiro podem se inscrever para participar de programas governamentais de inserção ao ensino de nível superior, Por exemplo, no SiSU, Prouni e o Fies.
SiSU
O Sistema de Seleção Unificada é a porta de entrada em instituições públicas de nível superior. Para participar basta que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e que não tenha zerado a redação.
Em geral, são dois processos seletivos no ano, mas em 2020 tivemos também seleção para vagas remanescentes.
Em 2021 o processo seletivo trará uma grande novidade, a nota do Enem 2020 não será obrigatória para a inscrição. Assim, os candidatos terão a opção de fazer uso de nota alcançada em edições anteriores.
A pergunta que todos se fazem é quando serão abertas as inscrições, mas a data oficial ainda não foi definida, o que já se sabe é que elas devem acontecer no início do semestre letivo de 2021, também por isso serão aceitas as notas de Enem anteriores.
Prouni
O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudos (de 50% a 100%) a estudantes que não têm condições de arcar com os estudos em instituições da rede privada. Para participar é necessário, além de ter participado do Enem, realizar a comprovação de renda.
Para as bolsas integrais o candidato só pode ter até um salário e meio de renda familiar por pessoa. Para as bolsas parciais o limite estipulado é de 3 salários mínimos por pessoa que compõe o grupo familiar. Além disso, os participantes não podem ter diploma de nível superior.
Como é de costume, em 2021 o processo seletivo irá utilizar a nota do Enem, no entanto o sistema não receberá a nota da edição de 2020, o mesmo deverá acontecer no SiSU.
Essa medida foi tomada visando não prejudicar os estudantes que não realizarão o exame ou que não apresentarão um desempenho tão bom, tudo isso por conta da pandemia.
Para justificar a decisão pela desvinculação da nota do Enem 2020 desses dois processos seletivos, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que:
“Apesar da intenção de colaboração entre os entes federados para a definição das datas de realização do Enem, relativo ao ano afetado pelo estado de calamidade pública, a propositura viola o pacto federativo, uma vez que é prerrogativa do Governo Federal tal definição, no entanto, essa prerrogativa não afasta a manutenção de diálogo entre os entes federados. Ademais, ao condicionar os processos seletivos de acesso aos cursos das instituições de educação superior aderentes ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) com a divulgação do resultado do Enem poderá prejudicar os alunos que não o fizeram e muitos que não o farão em função da pandemia, bem como poderá inviabilizar que outros tantos alunos de baixa renda possam ingressar no Prouni”.
FIES
O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, foi a forma encontrada pelo governo federal de oferecer financiamento dos cursos superiores. Ao longo dos anos ele foi sendo remodelado até chegar ao modelo que hoje é aplicado, em que há modalidades de financiamento.
A primeira concede até mesmo juros zero, por meio de capital da União. A segunda é exclusiva para a região Norte, Nordeste e Centro-Oeste; o capital utilizado vem dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Já a terceira modalidade executa os financiamentos com capital do BNDES.
A grande mudança do processo seletivo é quanto a exigência da nota mínima de 400 pontos na redação que passará a ser aplicada já nos processos seletivos de 2021.
Nenhum dos três programas tem calendário definido para o próximo ano. O que se sabe é que a seletivas devem acontecer no inicio dos semestres letivos.
Também não há maiores informações divulgadas oficialmente, sendo necessário esperar pela publicação dos editais.
Cronograma Enem
- Prova impressa: 17 e 24 de janeiro de 2021
- Enem Digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
- Reaplicação do Exame: 24 e 25 de fevereiro (aplica-se aquelas em casos de intercorrências que impeçam a aplicação da prova, como falta de energia no local de prova, entre outros)
- Divulgação do Resultado: 29 de março
Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a todas as informações sobre o Enem, SiSU, Prouni e Fies.