FIES retoma inscrições para as vagas remanescentes a partir de hoje (26)

Após as vagas remanescentes do Prouni, SiSU, agora é a vez de se inscrever para concorrer as vagas que restaram dos processos seletivos regulares do FIES. A oportunidade vai até o mês de novembro.

FIES retoma inscrições para as vagas remanescentes a partir de hoje (26)
FIES retoma inscrições para as vagas remanescentes a partir de hoje (26). (Imagem/Reprodução Google)

Vaga renascente é aquela que não foi preenchida nos processos regulares dos programas de ingresso no ensino superior.

Geralmente elas surgem no final do ano, pois é quando as chamadas, tanto a realizada pelo próprio sistema quanto as realizadas pela instituição, já ocorreram.

Nos outros programas houve apenas um período de inscrição e um processo seletivo. Mas para o FIES as vagas estão disponíveis novamente, pois o sistema apresentou instabilidades quando foi aberto o período de inscrições em 6 de outubro.

Vagas remanescentes FIES

São ao todo 50 mil vagas disponíveis aos candidatos, é possível encontrar oportunidades em diversas áreas e cidades, todas em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

Para se inscrever basta acessar o Site do Financiamento Estudantil. As inscrições começam hoje, 26, e vão até o dia 3 de novembro para aqueles candidatos que não estão matriculados em cursos de nível superior. Ou até 27 de novembro para quem está matriculado.

Processo seletivo

Hoje, 26, e amanhã, 27, apenas estarão disponíveis vagas em cursos prioritários, que são os das áreas de Saúde, Engenharias e Ciência da Computação, Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior.

A seleção será feita, além dos critérios, por ondem de inscrição, assim, quem se interessar em participar deve correr para preencher seu cadastro.

É importante lembrar que, ao realizar modificações na sua inscrição o candidato correrá o risco de que seja necessário realizar todo o processo novamente, o que acarretará em uma nova inscrição, fazendo com que ele perca a “colocação” em que se encontrava.

Os critérios de participação desse processo seletivo são os mesmos das chamadas regulares:

  • O estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir de 2010;
  • Média geral de 450 pontos e não ter zerado a redação;
  • Possuir renda mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Para mais informações sobre o FIES, siga acompanhando nossa seção Carreiras no FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.