O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou a suspensão da prova de vida até o final de novembro, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Com isso, os segurados que não realizarem o procedimento entre os meses de março e outubro deste ano não serão prejudicados. No entanto, a partir da volta da obrigatoriedade as regras habituais retornarão.
Essa é uma decisão que foi publicada na portaria 1.053, e confirmada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 15 de outubro.
Porém, como o prazo está se aproximando, o órgão já está fazendo estudos para retomar de forma gradual a suspensão dos pagamentos, sem que os beneficiários corram para os bancos.
O INSS ainda não divulgou os detalhes para o retorno do bloqueio, da suspensão e até cessação de benefícios por conta da não realização da prova de vida.
Essa prorrogação do prazo, vale para os beneficiários que moram no Brasil e no exterior.
A comprovação continua sendo feita pelos bancos e aqueles que quiserem e puderem, já podem realiza-la, para evitar ir até as agências quando estiver cheia.
Todos os segurado do INSS devem fazer a prova de vida, todos os anos. Independente da idade, do tipo de benefício que está sendo recebido pelo segurado ou a forma de recebimento.
Essa é uma medida feita desde 2012 para evitar fraudes no recebimento do benefício. A validade da prova de vida é de um ano.
Caso o pensionista não faça a prova de vida pode acarretar na suspensão do benefício do segurado.
Como está sendo feita a prova de vida nos bancos?
Itaú
Os segurados podem ir até uma agência, que abre de forma diferente para atender de forma exclusiva o público de aposentados, pensionistas e outros grupos de risco das 9 até as 10 horas da manhã. Esse procedimento é realizado no guichê do caixa.
Santander
O beneficiário pode fazer por meio de uma agência com o gerente ou no autoatendimento.
Porém, desde o começo da pandemia, algumas agências estão dando prioridade em atender idosos, gestantes e portadores de deficiência entre 9h e 10h.
Bradesco
A prova de vida está sendo realizada para aqueles que têm biometria, podendo fazer o processo nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas.
Banco do Brasil
O segurado, representante legal ou procurador, deve ir até a agência para digitar a senha cadastrada ou capturar a biometria do próprio beneficiário. O processo também está sendo feito pelos terminais de autoatendimento utilizando a biometria.
Caixa Econômica Federal
Os segurados do INSS estão sendo atendidos no horário de expediente bancário de 8h às 12h.