MEI: Saiba quais erros NÃO podem acontecer para o bom andamento da empresa

Para que uma empresa tenha bons resultados, o responsável deve estar preparado para lidar com diversos tipos de situações. O microempreendedor individual (MEI) deve estar atento a todos os processos de crescimento. Desde a abertura até uma projeção futura, as falhas devem ser minimizadas. Confira alguns erros que não podem acontecer.

Confira alguns erros não podem acontecer para o bom andamento da empresa para quem é MEI
Confira alguns erros não podem acontecer para o bom andamento da empresa para quem é MEI (Imagem: Andrew Neel/Unsplash)

Não verificar o enquadramento

No momento da abertura, o MEI precisa conferir se as atividades primárias e secundárias estão presentes na listagem dos serviços permitidos para a categoria. Veja a lista completa e confira se a empresa se enquadra em alguma das opções.

Pode ser que uma atividade registrada anteriormente já não seja mais considerada. Dessa forma, o empreendedor deve verificar e atualizar, caso necessário.

Não estar de acordo com as regras de funcionários

Para estar de acordo com as regras do MEI, o profissional poderá ter, no máximo, um funcionário. Além disso, o salário do empregado não poderá passar do piso salarial da função ou o salário mínimo vigente.

Vale lembrar que o limite de faturamento anual permanece igual, independente de ter um empregado ou não. Dessa forma, o valor não poderá passar de R$ 81 mil.

Não ter controle financeiro

Essa etapa é fundamental para a saúde financeira da empresa no longo prazo. O responsável pelo estabelecimento deve sempre ter o controle do fluxo de gastos e lucros. Diversas despesas inesperadas podem acontecer e, por isso, a pessoa deve estar preparada para os imprevistos.

O valor ganho para os gastos pessoais deve ser determinado de forma a não deixar em falta para a empresa. Para isso, o planejamento financeiro deve estar no cotidiano da pessoa.

Deixar de conferir outras exigências

Para que a empresa esteja regulamentada, será necessário cumprir com os requisitos estabelecidos pelos órgãos de fiscalização para cada área. Sendo assim, o MEI precisa cumprir com medidas de segurança, por exemplo, para o pleno funcionamento.

De forma geral, o microempreendedor deve estar atento a todas as ordens impostas para não estar irregular e ter problemas futuros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.