No período entre 2009 e 2019 o número de pessoas matriculadas em cursos superiores da modalidade EAD aumentou em mais de 378%. Já nos cursos presenciais o aumento foi de 17,8%.
Nos últimos anos temos visto despontar o número de pessoas interessadas em ingressar no ensino superior, muitos programas foram criados com o intuito de possibilitar essa inserção.
Dados do Inep
O número real de estudantes matriculados no ensino EAD passou de 330 mil em 2009 para mais de um milhão e meio em 2019. Um aumento bastante expressivo.
Caso essa pesquisa fosse realizada no próximo ano, 2021, é provável que encontrássemos números bem maiores. Isso porque, o ensino a distância foi a modalidade mais difundida em época de pandemia com a suspenção das aulas presenciais.
O instituto também percebeu que esse crescimento ocorreu bem mais na rede privada de ensino, na qual aconteceu até mesmo do número de estudantes em cursos a distância superar o de cursos presenciais.
De acordo com o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Morenos, essa é uma modalidade de ensino que já era prevista a ampliação.
“Essa é uma tendência no Brasil: a ampliação dos cursos à distância” , disse o diretor Carlos.
Vantagens do EAD
Ao conversarmos com as pessoas que escolheram esse modo de ensino, será quase que unanime a afirmação de que a possibilidade de flexibilização do horário de ensino é um grande atrativo. Isso porque no ensino a distância o aluno pode adequar seu horário de estudo ao seu cotidiano. Como afirma o presidente do Inep:
“Maior parte dos alunos em EAD trabalha mais horas em relação aos de cursos presenciais, são de perfis diferentes. Mas os resultados têm sido próximos. Não dá para dizer que EAD seja de menor qualidade”.
Cursos mais procurados nessa modalidade
De um modo geral os cursos de licenciatura (aqueles que formam professores) são os que mais cresceram nesses 10 anos.
Entre eles destacam-se os cursos de pedagogia, com 815.743 alunos matriculados nessa modalidade; educação física, com 15.3527 alunos e matemática, com 95.789 alunos.
Para saber mais sobre educação basta seguir a seção Carreiras do FDR .