Financiamento imobiliário Caixa: Passo a passo para você ADIAR as prestações

Você tem um financiamento imobiliário feito na Caixa e está com problemas para quitar as parcelas? O banco anunciou uma nova medida que permite que os clientes possam pagar 75% ou 50% das parcelas por até seis meses. Será um adiamento do valores, ou seja, os valores não pagos devem ser quitados depois. 

Descubra qual financiamento imobiliário vale mais a pena atualmente
Financiamento imobiliário Caixa: Passo a passo para você ADIAR as prestações (Imagem: Reprodução/Google)

De acordo com a Caixa, a política que pausava as parcelas de cobrança durante a pandemia de coronavírus foi encerrada. A autorização do adiamento foi permitida em março e terminou em 29 de setembro. 

Uma outra medida que permite pausas no pagamento, que já existia antes mesmo da pandemia, ainda está em vigor. Contudo, não é válida para todos os clientes. 

Como funciona o pagamento parcial?

Os clientes que estão passando por alguma dificuldade de fazer o pagamento das parcelas do financiamento imobiliário da Caixa, podem escolher entre duas opções de pagamento parcial:

  • pagar 50% da prestação por três meses; 
  • pagar 75% da prestação por seis meses.

O adiamento da quitação das parcelas vai funcionar como um alívio para os clientes, uma vez que não há desconto nos valores. As quantias que forem adiadas serão somadas as parcelas seguintes ao fim do período de adiamento. 

A solicitação pode ser realizada no aplicativo Habitação da Caixa. O app está disponível para celulares Android e iOS. 

Quem pode solicitar o adiamento?

A medida está disponível para todos os clientes da Caixa com financiamento imobiliário ativo e que estão passando por dificuldades para realizar o pagamento. 

Como adiar as prestações do financiamento imobiliário da Caixa? 

Primeiro, faça o download do aplicativo Habitação na loja de aplicativos do seu celular. 

Em seguida, após entrar no sistema com seu login e senha, selecione no menu inicial a opção “Negociação Emergencial”. Depois, escolha o contrato de financiamento que você deseja negociar. 

O app vai exibir advertências sobre as condições da renegociação. Em seguida, escolha qual a opção de pagamento (75% do valor da prestação por seis meses ou 50% do valor da prestação por três meses) e clique em “Próximo”.

Você vai precisar fazer declaração de ciência de alguns pontos. Declare que teve a renda reduzida durante a pandemia de coronavírus, que está ciente dos termos da negociação e que se responsabiliza pelo pagamento do saldo recalculado. Marque a opção “Li e concordo com os termos” e finalize a solicitação.