PIX: 152 instituições não foram incluídas na lista inicial de adesão a nova solução de pagamentos

O Banco Central (BC) aprovou 762 instituições, incluindo bancos, financeiras, fintechs, instituições de pagamentos, para ofertar o seu novo sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, o qual entrará em vigor no dia 16 de novembro. Na lista de adesões constavam 914 instituições interessadas. A lista de opção encerrou-se no último dia 16.

PIX: 152 instituições não foram incluídas na lista inicial de adesão a nova solução de pagamentos
PIX: 152 instituições não foram incluídas na lista inicial de adesão a nova solução de pagamentos(Imagem: Google)

Segundo o BC, as instituições aprovadas conseguiram obter sucesso com todos os testes necessários e estão aptas a ofertar o Pix com segurança e cumprindo os requisitos definidos.

Algumas instituições que não aderiram ao Pix

Banco XP

As 152 que não conseguiram entrar na lista ou pediram para ser retiradas ou não corresponderam a esses requisitos. Em muitos casos, como por exemplo, o do banco XP e da administradora e emissora Credz, existiu um acordo informal com o regulador com o objetivo de não realizar a concessão da licença neste primeiro momento.

Em nota, a XP disse que não aderiu ao Pix, porque o banco ainda não oferta serviços de conta digital. Porém, a adesão será feita em breve, quando os serviços de transferência bancária estiverem disponíveis.

PayPal

O PayPal que também já tinha feito a adesão e não apareceu na lista final, divulgou que está trabalhando com suas equipes e junto ao Banco Central para que, futuramente, possa ofertar a ferramenta para seus clientes.

“O PayPal segue comprometido com a segurança e a conveniência de seus mais de 4,3 milhões de clientes ativos no Brasil”, afirmou em nota.

Afinz

Outra instituição que não apareceu na lista final foi a Afinz, ex-Sorocred, através de uma nota, disse que está no aguardo de trâmites de aprovação para conseguir ofertar o sistema e já fez investimentos no desenvolvimento de seus sistemas com o intuito de participar do processo, que transcorreu sem qualquer restrição.

O processo de adesão reabrirá em dezembro

De acordo com o Banco Central, o processo de adesão de instituições participantes ao Pix irá reabrir permanentemente a partir de 1º de dezembro, quando a Credz disse que deve aderir a ferramenta.

O BC já cadastrou 50 milhões de chaves no Pix. O cadastramento iniciou no dia 5 de outubro. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!