Nubank: Por que o limite de empréstimo é bem maior que o de crédito?

Ao adquirir os serviços do Nubank, muitas pessoas têm percebido uma grande diferença entre o valor de empréstimo e crédito. Enquanto o empréstimo pode ser obtido com mais facilidade por valores altos, o limite de crédito inicial tem sido baixo. Quais seriam, então, os motivos para isso?

Confirma motivos de o limite de empréstimo ser maior que o de crédito
Confirma motivos de o limite de empréstimo ser maior que o de crédito (Imagem: Divulgação/Nubank)

O primeiro ponto a se considerar é a comparação do valor dos juros. As taxas cobradas ao consumidor que paga as mensalidades do cartão de crédito sem atraso pode ser menor que um empréstimo. Pensando pelo lado da empresa, este modelo de limite de valor seria mais rentável.

Um dos principais problemas para o cliente é ter mais limite de crédito. Caso a pessoa precise adquirir algum produto mais caro, porém o valor máximo disponibilizado for insuficiente, não será possível realizar a compra.

Por outro lado, o consumidor precisa ter condições de arcar com o pagamento para não ficar em dívida com a instituição financeira. Outro ponto que atrapalha quem está em dívida é o aumento dos juros. Quanto mais atraso, mais difícil fica de reverter a situação.

Pelo site, o Nubank afirma: “Nós nos preocupamos com a saúde financeira das pessoas. Também levamos em consideração o quanto é possível liberar de limite sem que a empresa assuma riscos de prejuízo. Por isso, pensamos em um limite que esteja de acordo com os gastos apresentados no cartão”.

Como aumentar o crédito?

Em geral, o Nubank faz uma análise do potencial cliente para determinar se a pessoa será aprovada e o valor a ser disponibilizado. Entre as possíveis formas de avaliação, está a consulta ao Serasa.

Sendo assim, a pessoa que tem os pagamentos em dia e não está inadimplente tem mais chance de aumentar o limite do cartão de crédito. Além disso, outras medidas podem ser tomadas para tornar o limite de acordo com as necessidades.

Entre as possibilidades, o cliente poderá realizar pagamentos antecipados. Dessa forma, a instituição poderá ver o cliente como alguém confiável, e, como consequência, disponibilizar mais crédito.

As compras feitas próximas do limite e com o pagamento devido também indicam alta confiabilidade da pessoa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.