MEI: Grande parte dos emprendedores individuais não conseguem crédito, diz C6 Bank

De acordo com uma pesquisa feita pelo C6 Bank/H2R divulgada nesta quinta-feira (22), a cada dez Microempreendedores Individuais (MEIs) brasileiros, sete possuem dificuldade para conseguir crédito. Saiba mais.

MEI: Grande parte dos emprendedores individuais não conseguem crédito, diz C6 Bank
MEI: Grande parte dos empreendedores individuais não conseguem crédito, diz C6 Bank (Foto: Google)

O percentual corresponde a 73% do total. A dificuldade é maior entre homens (77%), que residem nas regiões Norte (87%) e Nordeste (80%) e entre empreendedores com baixa escolaridade (83%). Os pós-graduados do Sudeste com mais de 50 anos são os que menos enfrentam dificuldade para conseguir crédito.

Faltam produtos financeiros para atender às necessidades das empresas MEIs

Além de apontarem as dificuldades para contratar empréstimos, os titulares de empresas MEIs dizem que faltam produtos financeiros para atender às necessidades da empresa.

Entre os pequenos empresários nesse perfil, 75% afirmam estarem dispostos a contratar mais serviços financeiros, se fossem mais acessíveis. 

Essa dificuldade para achar produtos acessíveis pode explicar o alto percentual de empreendedores que não separam as contas da empresa e as da família. A pesquisa apontou que 57% dos MEIs utilizam a conta bancária pessoal também para gerenciar o negócio.

Benefícios da conta MEI no C6 Bank

Nos últimos anos, houve uma alta na oferta de produtos voltados a MEIs nas instituições bancárias brasileiras.

No C6 Bank, a conta MEI existe desde 2019. Não tem taxa de abertura ou manutenção, os saques são gratuitos nos caixas do Banco 24Horas, há 100 TEDs gratuitas por mês, cartão de crédito C6 Business que não possui anuidade, C6 Taggy (tag para pagamento de pedágio) gratuita, maquininha C6 Pay e C6 Kick (transferência via mensagem de texto) gratuita.

“É importante separar a gestão das contas da família e da empresa para mapear as receitas e as despesas da empresa. Só assim o empresário pode ter visibilidade e controle sobre o desempenho do negócio. O cartão de crédito na modalidade business também é fundamental, porque com ele fica mais fácil deixar a gestão da empresa apartada da vida pessoal”, afirma Philipe Pellegrino, chefe da área de distribuição de produtos para pessoas jurídicas no C6 Bank.

No mês de outubro, o C6 Bank aumentou o número de concessões de crédito para MEIs, e reduziu taxas de juros para clientes com esse perfil (as taxas são variáveis conforme o perfil).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!