Investimentos: Ações de grandes bancos estão perdendo valor? Entenda

Os grandes bancos seguem registrando alto valor de mercado. Somente em outubro, houve aumento bilionário em quatro das grandes instituições no país. No entanto, as apostas em investimentos tem tido certa resistência. Neste ano, também foi registrado queda nas ações. Os papeis desses bancos estão com descontos altos, e os investidores precisam decidir em aplicar ou não.

Investidores seguem incertos em meio à situação de variação nas ações dos grandes bancos
Investidores seguem incertos em meio à situação de variação nas ações dos grandes bancos (Imagem: Mediamodifier/Pixabay)

As imprevisibilidades de como os grandes bancos vão responder ao mercado, faz com que a incerteza aumente entre os investidores. Diante disso, os economistas precisam levar em consideração o cenário atual ao tomarem a decisão.

Fortalecimento dos bancos digitais

Um dos fatores que está aumentando a competitividades para as instituições financeiras tradicionais é o surgimento de bancos digitais. Conforme aumenta o acesso da população às tecnologias, as pessoas estão em busca de ofertas mais práticas.

Os bancos digitais proporcionam facilidades que asa grandes instituições mais antigas ainda estão se adaptando. A possibilidade de realizar movimentos financeiros em uma conta digital, sem precisar enfrentar filas em um banco, tem feito com que a população, em geral, e investidores apostem nessa modalidade.

Uma boa parte do ganho dos grandes bancos se dá pelas tarifas. Como forma de ganhar espaço, as instituições digitais têm buscado oferecer opções mais atraentes, com mais isenção dessa cobrança.

Com o surgimento do Pix, por exemplo, as instituições terão que procurar meios para manterem os lucros, já que o sistema oferece o serviço com menos custo ao consumidor.

Por outro lado, os bancos tradicionais ainda possuem grande público e, consequentemente, grande renda. Sendo assim, se torna mais fácil de adaptar a essa nova realidade.

Perspectiva aos investidores

Dessa forma, a parcela da população que tem mais percepção do mercado, tende a migrar de banco. Como percepção futura, os grandes bancos possuem condições de se manterem lucrativos e com boas opções aos investidores.

Porém, o mercado financeiro está cada vez mais concorrido e pode fazer com que os clientes se arrisquem em novas opções.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.