Caixa Tem: Quais beneficiados do FGTS e auxílio emergencial precisam baixar o app?

Com o aplicativo Caixa Tem é possível ter acesso aos saldos e extratos de benefícios como o FGTS emergencial e o auxílio emergencial. Além disso, é permitido realizar transações bancárias, como compras, pagamentos e transferências para outros bancos sem a cobrança de taxa.

Caixa Tem: Quais beneficiados do FGTS e auxílio emergencial precisam baixar o app?
Caixa Tem: Quais beneficiados do FGTS e auxílio emergencial precisam baixar o app? (Imagem: Reprodução/Google)

A Poupança Social Digital foi criada para auxiliar os beneficiados do auxílio emergencial, assim disponibilizando diversos serviços gratuitos, como consulta de saldo e compras através do cartão de débito virtual.

Além disso, está sendo usado para os trabalhadores com saldo do FGTS emergencial, sendo permitidas as mesmas funções. Essa medida foi criada a fim de diminuir o quantitativo de beneficiados nos dias em que o saque é disponibilizado.

O aplicativo está em vigor desde junho e permite, além do que á foi mencionado, uma movimentação de até R$ 5 mil por mês.

O titular podem realizar um saque e três transferências eletrônicas por mês, sem custos, para contas de qualquer instituição autorizada a operar pelo Banco Central do Brasil.

Nesta sexta-feira (23), o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), sancionou o projeto de lei que cria a conta do tipo poupança social digital e permite que essa receba benefícios sociais e de previdência. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União.

Com isso, a União, estados e municípios poderão depositar os benefícios sociais diretamente nessa conta, como já acontece com o auxílio emergencial e o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O ponto positivo é que ela é isenta de cobrança de tarifas de manutenção.

Outro ponto positivo é que o cidadão com conta Poupança Social Digital terá direito a um cartão físico para fazer movimentação. Além disso, a conta poderá ser fechada ou convertida em conta regular a qualquer tempo, sem custos adicionais.

Com a nova lei, a conta social será permanente e poderá ser ampliada para o pagamento de outros créditos e benefícios sociais, com exceção dos benefícios previdenciários, como auxílio-doença e aposentadoria.

Para o recebimento de benefício previdenciário na conta Poupança Social Digital os usuários precisam autorizar a abertura de conta ou a utilização de conta já aberta em seu nome.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.