PIX: Cinco pontos importantes que você precisa saber para evitar problemas

Nos últimos dias, o Pix tem sido um dos grandes assuntos no meio econômico. Com diversas vantagens oferecidas, o sistema promete revolucionar a forma que as pessoas realizam as transações financeiras. As instituições bancárias estão em uma corrida para atrair o maior número de clientes possível. Em meio a tudo isso, o cidadão comum pode ter dúvidas sobre como utilizar da forma correta.

Descubra pontos importantes para evitar problemas com o uso do sistema Pix
Descubra pontos importantes para evitar problemas com o uso do sistema Pix (Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

O sistema Pix será lançado de forma oficial no dia 16 de novembro. No entanto, o cadastro das chaves Pix já está disponível para as pessoas desde o início deste mês.

Por conta disso, ainda há dificuldade em saber como funcionará e como evitar problemas futuros. Confira alguns passos para tirar o melhor proveito as vantagens oferecidas.

Cuidado ao cadastrar a chave Pix

Como foi dito, o cadastro das chaves Pix está disponível. Infelizmente, já foram registradas diversas tentativas de golpes. Para evitar ser enganado, o interessado precisa sempre acessar os sites oficiais das instituições bancárias. Caso receba algum link ou promoção estranha, desconfie.

Fique atento ao QR Code

Esta forma de transação financeira por aproximação também pode ser usada por criminosos. Códigos falsos são criados por golpistas para realizar ações ilegais. Como forma de prevenção, a pessoa precisa confirmar se o QR Code veio da empresa que fará a transferência.

Tenha cuidado com a internet pública

O meio virtual tem sido uma forma bastante utilizada para tentar cometer fraudes em erros do sistema do aparelho da pessoa. Como forma de prevenção, prefira não realizar pagamentos por meio de redes de wi-fi público.

Mantenha o celular atualizado

Além disso, sempre atualize o aplicativo e o sistema operacional do aparelho para a versão mais recente. Essas atualizações fazem com que o aparelho tenha menos falhas a serem exploradas.

Verifique a velocidade da transferência

Um dos grandes diferenciais do Pix, em comparação com outras formas de pagamento, está na rapidez para a transação financeira. Ou seja, a pessoa não precisará esperar horas ou dias para o dinheiro cair na conta. Basta poucos segundos para que aconteça a ação.

Por isso, esteja atento para situações em que o dinheiro demora para ser transferido. Nesses casos, pode ser alguma medida de segurança do banco, algum outro erro ou tentativa de fraude. Caso aconteça o problema, entre em contato com a instituição bancária.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.