Especialistas afirmam que CPF é a chave PIX mais segura; saiba o motivo

Segundo informações divulgadas pelo Banco Central do Brasil na última sexta-feira (16), mais de 40 milhões de chaves PIX já foram cadastradas. Com a entrada em vigor do Pix no dia 16 de novembro deste ano, as preocupações em relação a segurança das chaves da ferramenta surgiram. Confira.

Especialistas afirmam que CPF é a chave PIX mais segura; saiba o motivo
Especialistas afirmam que CPF é a chave PIX mais segura; saiba o motivo (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Para o especialista em segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) ainda é a alternativa mais confiável diante das outras opções para cadastrar.

O CPF é a chave mais segura para fazer o cadastro no Pix

“O dado mais seguro é o CPF porque ele não vai mudar, por isso é considerado a chave mais valiosa”.

Quando entrevistado pela CNN, Fabio Assolini destacou que você pode perder e-mails e celular no caso de um ataque cibernético, mas o CPF não, porque ele não se modifica.

O especialista ainda destacou ainda que, mesmo que as chaves sejam utilizadas para fazer o intermédio das transações em dinheiro, vários golpistas roubam dados pessoais e bancários a fim de aplicar fraudes mais vantajosas no futuro, neste caso, não muito distante, levando em consideração que o sistema poderá ser usado em novembro.

“As chaves problemáticas são o e-mail e o número de telefone, porque sabemos que existem golpes aos quais os fraudadores conseguem desativar o número do celular e ativá-lo em outro chip e isso é preocupante”, ressaltou.

Assim, com o intuito de que as fraudes possam ser evitadas, o especialista em segurança aconselha que os usuários das chaves Pix façam todos os cadastramentos possíveis, mesmo que não haja o interesse de utilizá-los imediatamente.

“Do ponto de vista de segurança, estamos orientando para fazer o cadastro das chaves. Primeiramente, para descobrir se alguma instituição financeira fez o cadastro sem sua aprovação e, segundo, para impedir que os fraudadores possam cadastrar a chave sem seu conhecimento”.

Chaves Pix

As chaves Pix são como o endereço da sua conta, que descartam a necessidade de compartilhar dados bancários e pessoais para fazer pagamentos e transferências.

Existem 4 possibilidades para realizar o cadastro da chave Pix:

  • CPF ou CNPJ
  • Número de celular
  • E-mail
  • Chave aleatória