Caixa Tem ganha expansão e deve negociar ações na Bolsa de Valores

O Caixa Tem, criado durante a pandemia para atender os beneficiários de programas sociais, como o auxílio emergencial e o FGTS emergencial, pode se tornar um banco com ações negociadas na Bolsa.

Caixa Tem ganha expansão e deve negociar ações na Bolsa de Valores
Caixa Tem ganha expansão e deve negociar ações na Bolsa de Valores (Imagem: Reprodução/Google)

O Caixa tem pode vim a ser um subsidiária independente da Caixa Econômica Federal e ter ações negociadas na Bolsa de Valores. A ideia de abrir o capital do app foi anunciada na última terça-feira (20), pelo atual ministro da economia, Paulo Guedes.

Segundo Guedes, foram criadas 64 milhões de contas durante a pandemia, sendo que a maioria não tinha conta em banco antes disso.

Por esse motivo, o banco digital deve contar com a fidelidade dos clientes, já que esse lhes deu essa oportunidade, sem nenhuma cobrança ou solicitação de pré-requisitos.

“Quanto vale um banco com 64 milhões de pessoas. Estamos planejando um IPO (oferta pública inicial de ações) desse banco digital que nós produzimos em menos de seis meses”, afirmou Guedes em conversa com investidores estrangeiros.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, já havia revelado planos para o Caixa Tem, já que essa conta com mais de 300 milhões de transações, tornando-se um dos maiores bancos digitais do mundo.

A ideia de Guimarães é oferecer novos serviços, como microcrédito e seguros para gerar receita.

Pedro Guimarães também mostrou interesse no mercado capital, pretendendo fazer o IPO da Caixa Seguridade este ano e abrir a capital do Caixa Cartões.

Caixa Tem

O aplicativo Caixa Tem foi criado durante a pandeia de Covid-19, para que os cidadãos tivessem acesso remoto aos serviços sociais.

Além disso, é permitida a realização de diversas transações bancárias de forma online, como consulta de saldo, extrato e transferência de até R$ 600 por transação e até R$ 1.200 por dia..

Com o aplicativo da Caixa Econômica Federal, os cidadãos podem acessar as informações sobre o recebimento do Auxílio Emergencial, assim como do FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Outra função é usar o app para fazer compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual. Esse cartão é gerado, de forma gratuita, na própria plataforma. Outra forma de fazer compras é através de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.