Pagamento do auxílio BEm está atrasado? Saiba o que fazer para liberar seu dinheiro

Trabalhadores com os benefícios emergenciais atrasados devem recorrer as instituições financeiras. Se você faz parte do grupo de pessoas que teve seu contrato suspenso ou sua jornada de trabalho alterada temporariamente, fique atento. Em caso de inadimplência do BEm é preciso localizar o banco responsável pelo depósito.

Pagamento do auxílio BEm está atrasado? Saiba o que fazer para liberar seu dinheiro (Imagem: Google)
Pagamento do auxílio BEm está atrasado? Saiba o que fazer para liberar seu dinheiro (Imagem: Google)

O Bem foi um benefício trabalhista elaborado pelo governo Jair Bolsonaro como proposta de minimizar os efeitos da crise do novo coronavírus.

Com a validação da MP que permite que empresários demitam ou diminuam o valor de seus salários, os brasileiros passaram a contar com o suporte do governo federal recebendo valores que variam entre R$ 261,25 e R$ 1.813,03.

Apesar de parecer positiva, a medida vem enfrentando uma série de críticas tendo em vista o atraso nos pagamentos.

A ideia do BEm é que, através das reduções salariais aplicadas pelas empresas, o governo fique responsável por custear um suporte financeiro que deve funcionar como uma espécie de seguro desemprego.

O número das parcelas varia de acordo com o tempo em que o cidadão ficará com seu contrato modificado. Já o valor exato de cada uma leva em consideração o tempo de serviço prestado, fazendo uma estimativa da quantia que seria recebida pelo seguro desemprego.

O governo faz o envio para a instituição bancária e esta repassa a quantia para o cidadão sem que o benefício passe pela empresa contratante.

O que fazer em casos de atraso do BEm?

Se o seu BEm está atrasado, a primeira coisa que você deve fazer é se informar no que diz respeito a qual instituição bancária está responsável pelo seu pagamento. O programa vem funcionando vinculado a dois bancos: Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Para descobrir o banco que está fazendo o depósito, você pode acessar a página das instituições e fazer uma consulta através dos seguintes dados: CPF, data de nascimento e CNPJ da sua empresa.

A instituição entrará em contato com a DataPrev, empresa que administra os dados sociais do governo federal e informará a situação do atraso. O cidadão deve insistir e permanecer fazendo o contato bancário até que o valor seja pago.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.