Dólar abre o dia em alta em decorrência da espera das negociações de estímulos nos EUA

O dólar abre o dia em alta nesta terça-feira (20) com os investidores esperançosos quanto às negociações de estímulos nos EUA e preocupados com o risco de novas restrições nas maiores economias mundiais diante do avanço de casos da Covid-19. Por volta das 9h20, a moeda norte-americana operava em alta de 0,23%, sendo negociado a R$ 5,602.

Dólar abre o dia em alta em decorrência da espera da definição de um pacote de estímulos nos EUA
Dólar abre o dia em alta em decorrência da espera da definição de um pacote de estímulos nos EUA (Imagem: Reprodução/Google)

Cenário externo

Os investidores continuam a aguardar com sinais de esperança as negociações entre os republicanos e democratas quanto a um novo pacote de estímulos à economia americana. O prazo para a Casa Branca e os democratas chegarem a um acordo se encerra nesta terça (20).

A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, declarou que é preciso que esse pacote seja aprovado antes das eleições presidenciais de novembro. Segundo a presidente, ela e o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, estreitaram suas diferenças após uma conversa telefônica de quase uma hora e estão em progressos com as discussões sobre o estímulo trilionário.

Na Europa, a Irlanda anunciou nesta última segunda-feira (19) um novo confinamento (lockdown) para enfrentar a segunda onde de contágio da Covid-19. As novas regras estabelecem que restaurantes e pubs funcionem apenas como delivery, comércio apenas o essencial e as viagens dos irlandeses ficam limitadas até 5km de suas casas. As medidas passam a valer a partir da próxima quarta-feira (21) e terão duração de seis semanas.

Cenário nacional

As incertezas de como o governo financiaria seu novo programa de auxílio econômico sem furar o teto de gastos e o atraso das reformas em meio à pandemia, seguem no radar dos investidores locais.

Última cotação do dólar

Na última sessão desta segunda-feira (19), o dólar encerrou em queda de 0,69% frente ao real, sendo negociado a R$ 5,604.