Black Friday: ESTES são os cuidados necessários para evitar os golpes

Com a chegada da Black Friday, inúmeras pessoas se preparam para a data para garantirem as melhores oportunidades. Os clientes buscam grandes promoções e os comerciantes esperam movimentar a economia em meio à crise. No entanto, outro grupo também está atento ao evento — os golpistas. Para não cair em golpes na data, é importante estar atento a alguns cuidados.

Confira alguns cuidados necessários para evitar os golpes na Black Friday
Confira alguns cuidados necessários para evitar os golpes na Black Friday (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

Com o aumento significativo das compras virtuais, muitos criminosos procuram enganar as pessoas e roubar dados pessoais. Porém, não há somente essas tentativas de enganos por pessoas escondidas. Algumas empresas têm recebido reclamações por tem ludibriar os consumidores. Veja alguns exemplos:

Oferta com falsos descontos

Neste golpe, as empresas realiza um suposto desconto para a data especial, como a Black Friday. Porém, esse desconto, na verdade, foi o valor já normal de determinado produto. Na prática, os comércios aumentam o preço dias antes do evento e abaixam na data.

Essa prática faz com que os clientes pensem que estão conseguindo grande desconto, mas, na verdade, está pagando o mesmo preço de sempre. Para não cair nesta armadilha, esteja atento ao preço médio do produto.

Além disso, confira a variação do preço ao longo dos dias em determinada empresa. Dessa forma, será possível saber se estão procurando ludibriar com falsas diminuições no valor.

Direcionamento para sites falsos

Pela internet, criminosos anônimos utilizam ferramentas para “pescar” possíveis vítimas em sites falsos. Por meio do envio de links que parecem de sites confiáveis ou até mesmo de falsas promessas de promoções, pessoas acessam e acabam sendo enganadas.

Estes endereços virtuais podem ser enviados em e-mails, via SMS e redes sociais como WhatsApp. Além disso, podem ser por meio de publicidade dentro de sites e redes sociais, como Twitter e Facebook.

A dica para não ser enganado é evitar clicar em links estranhos. Sempre busque o endereço dos sites oficiais. Mesmo que algum parente ou amigo direcione este link, desconfie.

Produto mais caro na hora da compra

Outra forma de enganar as pessoas é por meio de acréscimo no valor em relação ao anúncio. Esta prática pode acontecer de algumas. Uma delas é o aumento do preço na hora de passar para o carrinho de compras do site. Ou seja, na hora de finalizar a compra, a quantia aumenta repentinamente.

Além disso, o preço do frete desproporcional também é utilizado. Sendo assim, o produto parece ser vantajoso, mas o frete está bem acima do preço comum. Para não ser enganado, o cliente deve estar atento até o momento de finalizar a compra.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.