ESTES são os principais golpes envolvendo o PIX; veja como se proteger

O novo sistema de pagamentos e transferências instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), PIX , já faz parte da vida financeira de muitas pessoas, antes mesmo de seu lançamento. Ele possibilita uma maneira mais simplificada de efetuar transferências e pagamentos. Porém, a novidade despertou a atenção de alguns golpistas que estão usando a novidade para aplicar golpes.

ESTES são os principais golpes envolvendo o PIX; veja como se proteger
ESTES são os principais golpes envolvendo o PIX; veja como se proteger (Foto: Google)

“Por se tratar de um meio online de phishing, eles utilizam isso de gancho. Esse termo “phising” é uma tática usada nesse tipo de golpe, onde eles mandam mensagens em massa e esperam que algumas pessoas acreditem e caiam na mentira”, diz Caio Mastrodomenico, CEO da Vallus Capital.

Como as fraudes são feitas?

As fraudes costumam acontecer da seguinte forma: através de um texto chamativo que vem por meio das redes sociais, e-mails e até mensagens em aplicativos de conversa e SMS, os golpistas contam as vantagens de aderir ao PIX e solicitam que cadastrem sua chave.

Para o cadastro ser feito, são pedidos dados, como o CPF, e-mail, telefone e em alguns casos até dados bancários e senhas de autenticação. E assim, os golpistas passam a ter acesso a eles.

Como evitar de cair nessas fraudes?

  • Adicione as chaves do Pix corretamente. Se você deseja efetuar o pré-cadastramento dessa modalidade, faça apenas pelos canais oficiais da sua instituição bancária, como por exemplo, o aplicativo baixado em seu smartphone. Caso tenha dúvidas, sempre tire através desse mesmo canal.
  •  Nunca informe senhas. Empresas nunca solicitam senhas, seja elas bancos, instituições ou outros. Se solicitarem, desconfie.
  • Cuidado com as solicitações de mudança de senhas que não foram solicitadas por você. Geralmente, se você solicita, eles enviam um link de confirmação para o seu e-mail, mas caso não tenha pedido, não acesse nenhum link de terceiros.
  •  Não instale programas ou arquivos em anexos. Essa não é uma ação comum em lojas e estabelecimentos, caso algum local pedir isso, desconfie, pode ser uma maneira de conseguir roubar seus dados.
  • Se achar preciso, cancele seu cartão. Caso desconfie que seus dados possam ter sido expostos ou divulgados, faça o cancelamento de seu cartão e entre em contato com o banco ou instituição financeira e peça para bloquear suas contas e trocar o seu login.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA