Sebrae cria plano de reforço para aumentar vendas no turismo em todo Brasil

O setor do turismo corre atrás do tempo para conseguir se reestabelecer em um cenário de pandemia do novo coronavírus no Brasil. Após ser fortemente afetado, o turismo se molda ao “novo normal” visando a alta temporada de fim de ano. Para ajudar os empresários nesta retomada, o Sebrae criou um plano de reforço para aumentar as vendas no país, em parceria o Ministério do Turismo.

Sebrae cria plano de reforço para aumentar vendas no turismo em todo Brasil
Sebrae cria plano de reforço para aumentar vendas no turismo em todo Brasil (Imagem: Reprodução / Google)

O plano consiste em ajudar as micro e pequenas empresas que compõem cerca de 98% do setor do turismo.

A retomada das atividades turísticas potencializa o funcionamento de diversos outros setores, como bares e restaurantes, artesanato e economia criativa.

Mesmo em baixa temporada, já é possível sentir um retorno gradativo e positivo por parte da população. Passada a obrigatoriedade de um isolamento social mais severo, as praias, por exemplo, já voltam a encher nos fins de semana e feriados.

Reflexo disso pode ser sentido nas pousadas e hotéis, sem contar com os grupos que já antecipam os pagamentos das festas de fim de ano.

Esse retorno, porém, não significa o fim da pandemia. Os estabelecimentos devem oferecer serviços de forma segura, como frisa o gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete.

“É preciso que as empresas estejam preparadas e que os turistas sejam adequadamente orientados sobre as mudanças em virtude da pandemia”, disse.

“O Sebrae terá forte atuação nos estados, principalmente para que os empresários adotem os protocolos de retomada elaborados com nossos parceiros, que trazem orientações e dicas práticas de como adaptar o negócio, de acordo com as medidas de segurança e higiene. Também orientamos os pequenos negócios como usar os canais de comunicação junto ao potencial turista para informar as medidas adotadas para que se sintam seguros”, contou o gerente.

Dados mostram que quatro de dez brasileiros pretendem viajar assim que a quarentena acabar – ainda que a mesma não tenha prazo até o momento.

Os lugares de “fuga” mais procurados são os que têm contato com a natureza,  como pousadas próximas às praias e cachoeiras pelo Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!