CNH: Veja o que Bolsonaro sancionou como NOVAS leis de trânsito

Pontos-chave
  • Presidente aprova novas leis de trânsito que passarão a valer em 2021;
  • Texto aumenta o tempo de validação da CNH;
  • Número de pontos são amplificados para grupos específicos.

Atenção motoristas, normas de trânsito passam a contar com novas leis. Nessa terça-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro sancionou o texto que modifica o Código de Trânsito Brasileiro. Entre as modificações, está a ampliação de 20 para 40 pontos no limite de suspensão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e o aumento da validade do documento para até 10 anos 

CNH: Veja o que Bolsonaro sancionou como NOVAS leis de trânsito (Foto: Reprodução Google)
CNH: Veja o que Bolsonaro sancionou como NOVAS leis de trânsito (Foto: Reprodução Google)

As alterações nas leis de trânsito estavam sendo avaliadas em Brasília há meses. De acordo com Bolsonaro, a pauta era necessária para desburocratizar procedimentos de obtenção e manutenção da CNH. 

O texto tinha sido apresentado inicialmente em 2019, mas precisou passar por uma série de modificações até que fosse aprovado na Câmara e no Senado.  

De acordo com a pasta, as novas medidas passarão a valer após 180 dias de publicação da lei. Desse modo, os motoristas terão até o fim do ano para se adaptarem as novas propostas e já em 2021 estas passarão a vigorar em todo o território nacional.  

Aceitação do projeto 

Inicialmente a pauta não foi bem vista entre os administradores públicos, sob a afirmação de que ela estaria flexibilizando demais as normas de trânsito, tornando o ato da direção ainda mais perigoso.  

Representantes de entidades de segurança viária contestaram uma série de sugestões do presidente, alegando que estas violariam as normas de segurança impostas pelo Detran.

Desse modo, na Câmara e no Senado foram feitas modificações flexibilizando ou cancelando algumas sugestões de Bolsonaro até que o mesmo assinasse a proposta final, que você pode verificar abaixo.  

CNH: Veja o que Bolsonaro sancionou como NOVAS leis de trânsito (Foto: Reprodução Google)
CNH: Veja o que Bolsonaro sancionou como NOVAS leis de trânsito (Foto: Reprodução Google)

Suspensão da CNH por pontos 

Agora, os motoristas terão um limite maior de pontos para que tenham suas carteiras de habilitação canceladas. A divisão leva em consideração as infrações cometidas, ficando da seguinte forma:  

  • 20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas em um período de 12 meses; 
  • 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima no mesmo período; 
  • 40 pontos, se não constar entre as suas infrações nenhuma infração gravíssima nesse intervalo. 
  • Para os motoristas profissionais o limite é de 40 pontos independentemente do tipo de infração cometida.  

Renovação da CNH 

O tempo de renovação da CNH também foi ampliado. Ele deixará de ser de 5 anos e terá um tempo de até 10 anos considerando a categoria onde o motorista se enquadre: 

  • 10 anos para condutores com menos de 50 anos; 
  • 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos; 
  • 3 anos para condutores com 70 anos ou mais. 

Cadeirinha para crianças 

A última modificação foi no que diz respeito a obrigatoriedade de cadeirinha para crianças. Devem usar todas aquelas que tenham até 10 anos ou não possuem mais que 1,45 metros de altura. O dispositivo deve estar instalado no banco traseiro e a penalidade da infração permanece sendo de caráter gravíssimo.  

Suspensão da carteira  

Para os motoristas que descumprirem as normas acima e tiverem a carteira suspensa, eles permanecem sujeitos a passar por um novo processo avaliativo no Detran. 

O programa de reciclagem é aplicado em cada região e consiste em uma nova avaliação com o objetivo de fazer com que os infratores revejam as leis de trânsito e passam por uma fase de detenção para terem o documento autorizado novamente.  

Em caso de violações que resultem em problemas judiciais como acidentes que levam a óbito, entre outros de caráter mais grave, o motorista que tiver a carteira suspensa poderá perdê-la por tempo vitalício, sem a possibilidade de passar pela reciclagem.  

No que diz respeito aos valores de obtenção da CNH e demais informes como tempo das aulas práticas, teóricas, etc, não houveram alterações. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.