Banco Inter: Saiba como cadastrar ou fazer a portabilidade de sua chave PIX

Assim como as grandes instituições bancárias, o Banco Inter também aderiu ao sistema Pix. A possibilidade de cadastro da chave Pix já está disponível desde o dia 5 de outubro. Uma pessoa física poderá ter até 5 chaves e empresas terão o limite de 20 chaves. Confira como realizar o cadastro e a portabilidade para o Banco Inter.

Saiba como cadastrar ou fazer a portabilidade de sua chave PIX pelo Banco Inter
Saiba como cadastrar ou fazer a portabilidade de sua chave PIX pelo Banco Inter (Imagem: Reprodução/Google)

A chave Pix funciona como uma forma de agrupar todos os dados extensos bancários em uma única fonte. Esse dado pode ser o CPF, número de celular, endereço de e-mail ou um número aleatório.

Elas podem ser feitas somente no Banco Inter ou em outras instituições. Mais de 30 milhões já realizaram esse processo em todas as instituições, de acordo com o Banco Central. Vale ressaltar que o cadastro não é obrigatório.

Como realizar o cadastro da chave Pix

  • Acesse a home do Pix ou ”Minhas chaves”;
  • Clique na opção “Cadastrar Chave”;
  • Selecione o tipo de chave desejado — chave de CPF, celular, e-mail ou aleatória.

Caso já tenha feito o cadastro em outra instituição e queira fazer portabilidade para o Inter, siga os passos seguintes:

  • Acesse o Super App, na opção indicada do Pix;
  • Clique em “Minhas chaves”;
  • Logo após, selecione “Portabilidade de chave”;
  • Escolha uma das chaves disponíveis;
  • Realize a confirmação dos dados;
  • Por fim, efetue a confirmação de portabilidade junto à outra empresa, no prazo de até 7 dias.

Caso uma das opções de chave esteja vinculada a outra pessoa, o cliente poderá acessar a opção “Reivindicar chave” e confirmar os dados. Neste caso, haverá o prazo de até 14 dias para a outra pessoa confirmar o pedido de portabilidade.

Vantagens do sistema Pix

O pagamento e recebimento financeiro passarão a ser instantâneo pelo sistema. Dessa forma, não há necessidade de esperar o dinheiro cair na conta. Por meio do QR Code, a transação poderá ser mais prática pelo uso do smartphone. O serviço terá funcionamento em todos os dias, durante as 24 horas.

Para as empresas, o Pix tornará os negócios menos burocráticos na relação com os clientes. Como forma de proporcionar mais segurança, as transações são criptografadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.