PIX atinge 30 milhões de chaves cadastradas, informa Banco Central

Após o lançamento do cadastro para chave Pix a desde o dia 5 de outubro, o Banco Central confirmou o número de 30 milhões de chaves registradas. A marca foi registrada no fim do dia de ontem (13). O sucesso tem sido desde o começo quando, somente no primeiro dia de abertura, houve registro de mais de 3,5 milhões de cadastros.

Banco Central afirma que o sistema PIX atingiu 30 milhões de chaves cadastradas
Banco Central afirma que o sistema PIX atingiu 30 milhões de chaves cadastradas (Imagem: Aloisio Maurício)

Chave Pix

A chave Pix funciona como um dado que facilita a identificação da pessoa para encontrar o destinatário de uma transação financeira. Esta chave poderá ser feita por meio de do número de telefone, e-mail, CPF/CNPJ ou algum número aleatório.

Dessa forma, a pessoa precisará passar um desses dados como chave, em vez de passar dados bancários extensos. Sendo assim, a movimentação acontecerá de forma mais rápida ao usuário.

Centenas de instituições financeiras já estão aptas a receber os interessados ao cadastro das chaves. Vale lembrar que o Pix terá o lançamento oficial no dia 16 de novembro. Sendo assim, os benefícios do sistema estarão disponíveis somente no mês que vem.

Vantagens do sistema

O sistema Pix permitirá ao usuário transferências instantâneas, em até 10 segundos. O serviço estará disponível em todos os momentos. Ou seja, se alguém precisar movimentar uma quantia de dinheiro em um domingo à tarde, conseguirá de forma prática e segura.

No lançamento do sistema, foi realizada uma live pelo canal do Banco Central no YouTube. Carlos Eduardo Brandt, chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) apontou que o Pix será de grande utilidade para as pessoas e instituições.

“O Pix é um meio de pagamento novo disponibilizado para a população brasileira. As pessoas vão poder fazer transferências e pagar contas usando essa nova opção, que será instantânea, extremamente rápida e segura, além de estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana”, relata.

“Será uma alternativa muito conveniente para pagadores e recebedores, com foco na experiência do usuário, e que será utilizado para qualquer situação de pagamento, seja com pessoas físicas, empresas ou governo”, prossegue.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.