Redação do Enem: Que nota preciso conquistar para ter uma boa posição?

A Redação do Enem é algo que assombra muitos estudantes, pois sua nota é contabilizada sozinha, isto é, fora dos outros conteúdos aplicados na prova. No entanto, será inclusa no resultado final. Ela ainda pode ser critério de desempate em alguns processos seletivos, e os temas são sempre surpresa.

Redação do Enem: Que nota preciso conquistar para ter uma boa posição?
Redação do Enem: Que nota preciso conquistar para ter uma boa posição? (Imagem/Reprodução Google)

O Enem tem por tradição o texto dissertativo argumentativo como padrão para a redação. Mas, não basta conhecer a estrutura, alguns aspectos são levados em consideração também, como o conhecimento de mundo do estudante, sua capacidade de organizar as ideias e mais.

Já sabemos que na edição de 2021 a nota mínima da redação será de 450 pontos para ingresso no Fies.

O que muitos estudantes vêm questionando é qual pontuação é considerada boa na redação do Enem.  Para falar sobre isso precisamos levantar alguns pontos.

Competências

A redação do Enem é avaliada de acordo com 5 competências:

  1. Diz respeito à língua portuguesa em seu uso formal.
  2. Compreensão do tema e não fugir do que é pedido na proposta de redação
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Demonstrar  ser capaz de organizar as ideias em parágrafos organizados de modo que o texto seja compreendido
  5. Proposta de intervenção que respeite aos direitos humanos

Para entender melhor  é necessário estudar cada uma, mas o que salientamos aqui é que elas compõem os aspectos que são analisados na redação dos candidatos.

Ao todo, a redação vale 1.000 pontos, que são distribuídos pelas 5 competências que ficam valendo 200 pontos cada uma.  Assim, o estudante precisa conseguir se sair bem em todas elas para alcançar uma boa nota.

Afinal, o que é considerado uma nota boa?

A média de nota da redação do Enem é de 400 a 600 pontos. Mas, para falar de uma boa nota é preciso analisar o curso que se pretende ingressar, pois na maioria dos processos seletivos têm notas de corte.

Assim, por exemplo, com 600 pontos na redação é possível entrar em cursos como História, Letras, Biblioteconomia.

Com 700 é possível conseguir ingressar em administração, jornalismo, nutrição. Acima de 780 o estudante consegue vaga em direito, odontologia.

Para medicina, curso muito concorrido em todo o país, o estudante precisa atingir ao menos 800 pontos na redação.

Essas projeções podem variar, pois dependem do desempenho da maioria dos alunos inscritos a concorrer em determinado curso.

Quer mais dicas do Enem? Então, acompanhe a seção Carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.