MEC publica novo calendário para vagas remanescentes do Fies 2020

O edital com o cronograma do preenchimento das vagas remanescentes do Fies 2020 foi publicado nesta terça-feira (13). As inscrições reiniciam no dia 26 de outubro, e podem ser realizadas até o dia 03 de novembro.

publicidade
MEC publica novo calendário para vagas remanescentes do Fies 2020
MEC publica novo calendário para vagas remanescentes do Fies 2020 (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última terça-feira, no Diário Oficial da União, os novos prazos de inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas durante o processo seletivo regular, sendo que são 50 mil são referentes ao 2º semestre de 2020.

Além dos estudantes que querem ingressar no ensino superior, o Fies também aceita inscrições de candidatos já matriculados em instituição de educação superior e que procuram o financiamento do restante dos estudos.

Como funciona o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado em 1999, com o intuito de oferecer vagas em universidades particulares, diante um acordo entre os estudantes e os bancos financiadores.

Dessa maneira, os estudantes ingressam no ensino superior da rede privada e os bancos pagam as mensalidades.

O financiamento é pago após a conclusão do curso e o ingresso no mercado de trabalho, com juros baixos para que o valor seja acessível.

Inscrições Fies 2020

As inscrições serão compostas por dois momentos, sendo que o primeiro iniciará no dia 26 de outubro, das 7h até as 23h59 do dia 27 de outubro e são direcionadas para os cursos de áreas do conhecimento prioritárias, como os cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e Ciência da Computação.

Os candidatos que já são matriculados no curso, turno e instituição para a qual deseja se inscrever para concorrer ao financiamento tem o prazo até o dia 27 de novembro. Os que querem ingressar no ensino superior podem se inscrever até o dia 03 de novembro.

As inscrições são totalmente online, através do site do Fies. Essas datas são a partir da prorrogação anunciada pelo MEC, na última quarta-feira (7), que havia paralisado os cadastros devido ao grande número de inscritos para as vagas, o que gerou instabilidade no sistema.

Pré-requisitos Fies

  • Ter realizado a prova do Enem (a partir de 2010);
  • Não ter zerado a redação;
  • Obtido uma média de 450 pontos ou mais nas cinco provas do exame;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • Ter renda máxima por membro da família de três salários mínimos.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 7 anos. Esse ano começou a trabalhar como redatora e como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR e realiza consultoria de redação on-line.