Vestibulares 2021: Veja como as universidades de Santa Catarina farão as seletivas do próximo ano

Pontos-chave
  • Os vestibulares do país sofreram mudanças por conta do novo coronavírus;
  • Os estudantes devem ficar atentos quando serão realizadas as provas;
  • Universidades de Santa Catarina já se preparam para novas turmas.

Os estudantes de Santa Catarina devem estar atentos aos cronogramas dos vestibulares do próximo ano. Já que com a pandemia do novo coronavírus, as universidades precisaram fazer mudanças e readaptar os seus cronogramas, e as formas de aplicação das provas.

Vestibulares 2021: Veja como as universidades de Santa Catarina farão as seletivas do próximo ano
Vestibulares 2021: Veja como as universidades de Santa Catarina farão as seletivas do próximo ano (Imagem: Reprodução Google)

Aqueles que desejam tentar uma vaga em uma universidade pública devem ficar atentos às datas que devem ser determinadas pelo processo do Enem e do Sisu. Confira os calendários previstos para as principais universidades do estado.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A Universidade estava com as provas previstas para acontecer em dezembro deste ano, mas por conta da pandemia, o processo seletivo deve acontecer nos meses de maio e abril do próximo ano.

Os candidatos podem levar em consideração a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que não sejam prejudicados. A taxa de inscrição para a realização da prova é de R$135. 

Como se inscrever?

Vestibulares 2021: Veja como as universidades de Santa Catarina farão as seletivas do próximo ano
Vestibulares 2021: Veja como as universidades de Santa Catarina farão as seletivas do próximo ano (Imagem: Reprodução Google)
  • Os candidatos devem se inscrever no site oficial da UFSC.
  • Faça seu cadastro;
  • Verifique todas informações apresentadas na página;
  • Digite os dados solicitados;
  • Feito isso, agora preencha o formulário com todos os dados pessoais solicitados pelo sistema;
  • Informe o curso e unidade de interesse;
  • Responda ao questionário e finalize o processo. 

Vestibular 2020/2 da UFSC

A Universidade abriu o seu edital para o segundo semestre deste ano. As vagas ofertadas são 549 em 27 cursos de cinco campis. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de outubro no site da UFSC.

As vagas são para os campus de Araranguá, a universidade está presente também em Florianópolis, Joinville, no Norte, Blumenau, no Vale do Itajaí, e Curitibanos, no Oeste.

Os estudantes que concluíram ou estão prestes a concluir o ensino médio podem participar da seleção, que vai levar em conta a média obtida pelo candidato em uma das edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), dos anos de 2017, 2018 ou 2019. 

Somente uma das médias pode ser usada e o candidato precisa ter tirado pelo menos 200 pontos na redação.

Unochapecó

A Universidade vai abrir inscrição para o vestibular de 2021 em 19 de outubro, e as inscrições podem ser realizadas pelo site.

Os candidatos têm a opção do envio digital do boletim de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do histórico escolar do ensino médio, ou do histórico escolar da graduação. Isso caso esteja concorrendo a vagas remanescentes. 

Além disso, o candidato também poderá optar por uma prova, que será realizada de forma online e contará com uma questão dissertativa e cinco objetivas. 

Serão cerca de 37 cursos disponíveis no campus de Chapecó, já em São Lourenço do Oeste, serão quatro opções de cursos.

Neste novo formato de vestibular, o curso de medicina fica de fora a sua seleção será realizada por meio do Vestibular da Acafe.

Em 2021, a universidade vai dar início a um novo modelo de ensino, Aprendizagem Baseada em Experiência (Abex).

Com ela, todos os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) passam por uma reestruturação, com a intenção de propor mais práticas profissionais e contato com a comunidade.

UNC

A Universidade está com as inscrições abertas para o vestibular até o dia 8 de dezembro no seu site.

No momento da inscrição o candidato poderá escolher se quer fazer a prova on-line ou ingressar na faculdade por meio do Mérito escolar.

Caso escolha a prova o candidato terá que realizar um exame de 10 questões e uma redação.

Já no ingresso por mérito, os candidatos que irão concluir o Ensino Médio em 2020 poderão participar do processo postando o histórico escolar ou declaração da escola, assim a vaga vai estar condicionada a apresentação do documento completo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA