FGTS: Em quais situações de saque do fundo de garantia preciso usar o Caixa Tem?

Calendário de pagamento do FGTS segue movimentando agências bancárias e aplicativos financeiros. Nas últimas semanas, a Caixa Econômica Federal encerrou o cronograma de depósitos do fundo de garantia. Até o mês de novembro, os cidadãos deverão utilizar o Caixa Tem para fazerem seus saques. No entanto, há duvidas quanto a quem deve acessar a plataforma.  

FGTS: Em quais situações de saque do fundo de garantia preciso usar o Caixa Tem? (Imagem: Google)
FGTS: Em quais situações de saque do fundo de garantia preciso usar o Caixa Tem? (Imagem: Google)

Os segurados do FGTS devem ficar atento aos pagamentos que estão sendo liberados. A utilização do Caixa Tem deve ser utilizada apenas por aqueles que desejarão acessar o saque emergencial.

O benefício está sendo ofertado desde o mês de junho e tem direito ao recebimento máximo de R$1.045, todos os cidadãos com um saldo positivo na conta. Podendo, inclusive, zerar o valor disponível. 

Para quem já sacou essa quantia e espera receber por outras modalidades como o saque aniversário, o pagamento até o momento não será feito pelo Caixa Tem. Nesse caso, o cidadão recebe o valor diretamente em sua conta bancária.

Porém, o governo avalia a possibilidade de também adotar a plataforma, mas a decisão ainda não foi confirmada.  

Sobre o saque emergencial 

De acordo com o cronograma de pagamento, todos os depósitos pelo Caixa Tem já foram encerrados. Desse modo, o cidadão deve utilizar a plataforma para fazer seus pagamentos e compras online.  

O saque só é permitido conforme a organização do calendário abaixo. Os próximos com autorização para a retirada são os nascidos no mês de julho que terão acesso ao valor físico no dia 17 deste mês.

O encerramento do benefício está marcado para o dia 14 de novembro com a finalização dos saques para os nascidos em dezembro 

Para as pessoas que não quiserem acessar a quantia, basta não as utilizar pelo Caixa Tem até o dia 30 de novembro e ela será devolvida para o fundo de garantia.  

Confira o calendário completo do FGTS: 

Mês de aniversário  Data de depósito em poupança digital  Data da liberação de saque e transferência 
Janeiro  29/jun  25/jul 
Fevereiro  6/jul  8/ago 
Março  13/jul  22/ago 
Abril  20/jul  5/set 
Maio  27/jul  19/set 
Junho  3/ago  3/out 
Julho  10/ago  17/out 
Agosto  24/ago  17/out 
Setembro  31/ago  31/out 
Outubro  8/set  31/out 
Novembro  14/set  14/nov 
Dezembro  21/set  14/nov 

Fonte: Caixa Econômica Federal 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA