PIX vai além das transferências e oferecerá saques em lojas e novidades para 2021

Com o PIX, novo sistema de pagamento instantâneo do Brasil, será possível realizar diversas funções, além das transferências. De acordo com o Banco Central, estão sendo preparadas novas funcionalidades para o sistema que devem começar a ser lançados em 2021, e continuar a trazer novidades nos próximos anos.

PIX vai além das transferências e oferecerá saques em lojas e novidades para 2021
PIX vai além das transferências e oferecerá saques em lojas e novidades para 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

O PIX deve ser lançado no dia 16 de novembro, porém, as instituições financeiras já estão disponibilizando o pré-cadastro há algum tempo e o cadastro das chamadas chaves (identificação dos usuários) começou a ser feita na última segunda-feira (05).

Mais de 600 instituições, entre bancos e fintechs, estão aptas para fazer o cadastro das chaves PIX. Porém, devido ao grande número de acesso, muitos aplicativos de bancos ficaram fora do ar no primeiro dia de cadastro. Na terça-feira (06) os problemas foram resolvidos e o apps voltaram a operar, sem nenhum problema, e os usuários puderam cadastrar as chaves.

O Banco Central disponibilizou o cadastro de até cinco chaves para cada usuário, podendo ser: CPF, o CNPJ, o número de celular, o endereço de correio eletrônico (e-mail) ou um código de 32 dígitos gerado especificamente para o PIX (EVP).

Dessa maneira, para realizar a operação só precisa indicar a chave, sem a necessidade de fornecer outros dados de identificação.

Os pagamentos ou transferências com o PIX acontecerá de forma instantânea e será um serviço gratuito. Os pagamentos e transferências poderão ser realizados através de um QR Code, link ou informação de dados. O serviço irá funcionar todos os dias do ano, inclusive feriados e fins de semana, 24 horas por dia.

O Banco Central já anda preparando outras funcionalidades para o PIX que deve ser lançado em 2021. Os novos serviços fazem parte da “agenda evolutiva” da instituição, que possui projetos para os próximos anos. Veja abaixo algumas das novidades:

  • Saque em estabelecimentos comerciais;
  • Pagamento por aproximação: usando o NFC;
  • Transferência internacional;
  • Débito automático;
  • Parcelamento de compras;
  • Compra de imóveis e carros: a ideia é integrar o sistema de transferência da posse com a ordem do pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.