Dia das Crianças: Crise pode causar queda de 50% nas vendas em São Luís- MA

O Dia das Crianças está se aproximando e a expectativa do comércio varejista em aumentar suas vendas é muito grande, apesar dos impactos da crise econômica causada pelo Covid-19. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) ressalta que não é possível comparar os ganhos da data este ano com o ano anterior, mas irá incentivar na recuperação da atividade comercial na capital maranhense.

Dia das Crianças: Crise pode causar queda de 50% nas vendas em São Luís- MA
Dia das Crianças: Crise pode causar queda de 50% nas vendas em São Luís- MA (Foto: Google)

O cenário atual é muito diferente em comparação com as projeções do ano passado, quando as estimativas eram altas para as vendas do Dia das Crianças pelo contexto do período.

Atualmente, as datas especiais sofreram grandes impactos devido a pandemia. No Dia das Mães, no auge da pandemia, as vendas tiveram baixa de 41% em relação a 2019. Por esses fatores a data está sendo vista como uma pequena salvação, principalmente o comércio de rua, o qual sofreu mais impactos com as medidas de distanciamento social. 

Nível de consumo cresceu em setembro

De acordo com o levantamento da Fecomércio em relação ao índice de intenção de consumo das famílias (ICF) de São Luís feito em setembro, o nível de consumo das famílias tiveram aumento de 0,7% em comparação ao mês de agosto, porém, na comparação anual, o índice registra uma baixa de -45,7%, reflexo dos impactos causado pela pandemia do novo coronavírus. 

Esses resultados apontam que o Dia das Crianças de 2020 terá piores resultados que o ano anterior.

De acordo com a pesquisa, três componentes que formam o indicador incentivaram a aceleração do otimismo do consumidor na variação mensal: a avaliação sobre o nível de consumo atual (+11,2%), as expectativas de melhora profissionalmente (+7,7%) e a segurança no emprego atual (+4,7%).

Mercado de Trabalho

A Fecomércio afirma que “De janeiro a agosto deste ano, o mercado de trabalho de São Luís tem conseguido reverter gradativamente os impactos negativos da pandemia e já apresenta saldo positivo de 5.889 postos de trabalho com carteira assinada, embora 4.519 dessas vagas criadas tenham sido registradas no setor de serviços de saúde”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!