Cadastro da foto de inscrição do Enem 2020 termina hoje (8); saiba como inserir

Todos os estudantes que vão participar do Enem 2020 precisam cadastrar suas fotos na página do participante, mesmo para a versão digital do exame. Prazo já foi estendido uma vez, mas termina hoje (8).

Cadastro da foto de inscrição do Enem 2020 termina hoje (8); saiba como inserirCadastro da foto de inscrição do Enem 2020 termina hoje (8); saiba como inserir
Cadastro da foto de inscrição do Enem 2020 termina hoje (8); saiba como inserir (Imagem/Reprodução Google)

O Enem 2020 trouxe algumas novidades, uma delas é o cadastramento da foto do participante. Esse é um novo recurso para garantir a segurança e identificação na aplicação do exame.

O prazo para fazer o cadastramento termina hoje, 8, às 23h59. As especificações quanto as fotos podem ser encontradas no Edital do Exame:

O participante deverá anexar no sistema de inscrição sua foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)”.

O arquivo enviado deve estar em formato JPEG e PNG e ter no máximo de 2 MB.

Como fazer?

O procedimento é simples, basta que o estudante acesse a aba “Página do Participante” no Portal do Inep e se identifique com os dados que usou para fazer a inscrição.

A foto substitui a apresentação do documento?

Não, ainda é necessário que o participante se identifique por meio de documento oficial com foto no momento em que vai realizar a prova. A foto é uma espécie de complemento à identificação do estudante.

O Inep aceita os seguintes documentos: documentos de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identidade de estrangeiros emitida pela Ministério da justiça; carteira de registro nacional migratório; carteira dos conselhos de classe; passaporte; CNH e carteira funcional.

Prazo

Em março, quando as inscrições começaram, o Inep percebeu uma demanda muito grande de acessos no sistema e decidiu permitir que os estudantes cadastrassem as fotos depois, estendendo o prazo até 1º de outubro.

Na semana passada novamente houve instabilidade no sistema e o prazo foi ampliado até hoje, 08. Então, se você vai participar do Enem 2020, corra que está é a última chance de efetuar o procedimento obrigatório.

Cronograma

  • Cadastramento da foto: até 08 de outubro de 2020.
  • Prova impressa: 17 e 24 de janeiro de 2021.
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (apenas pessoas que sofreram alguma intercorrência na estrutura do Enem que as impediu de participar terão direito)
  • Resultados: a partir de 29 de março de 2021.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a mais informações sobre o ENEM 2020.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.