PIX: Caixa Econômica cadastra cerca de 1 milhão de chaves nos dois primeiros dias

Nesta segunda-feira (5), foi iniciado o processo de cadastro das chaves para o sistema de pagamento Pix e somente na Caixa foram mais de 1 milhão de chaves cadastradas nos dois primeiros dias. No acúmulo geral, O Banco Central (BC) revelou que já foram registrados mais de 10 milhões de chaves Pix. O sistema estará disponível oficialmente no Brasil a partir do dia 16 de novembro.

Caixa Econômica cadastra cerca de 1 milhão de chaves Pix nos dois primeiros dias
Caixa Econômica cadastra cerca de 1 milhão de chaves Pix nos dois primeiros dias (Imagem: Reprodução/Google)

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, afirmou ao Valor que a maioria dessas chaves foi criada pelo aplicativo da conta digital, o Caixa Tem. Ele também relata que a maior parte dessas pessoas deverá usar o sistema para realizar transferências e pagamentos.

No entanto, boa parte deles ainda possui dificuldade com a tecnologia para realizar ações digitais e, por isso, necessitarão de atendimento presencial. Além do Caixa Tem, o sistema estará disponível pelo Internet Banking Caixa e App Caixa.

O serviço estará disponível aos interessados de segunda a sexta, a partir das 9h até às 18h, menos aos feriados. Para mais informações, confira a página do Pix, dentro do site da Caixa.

O sistema Pix

O sistema oferece a possibilidade de transferências financeiras em todos os dias da semana, 24 horas por dia. Ou seja, o cliente não precisaria esperar algum dia útil para o dinheiro cair na conta, como acontece pela forma tradicional. As transferências também poderão ser feitas pela tecnologia de aproximação, por meio do QR Code.

Além disso, a pessoa poderá concentrar as informações em um só código, por meio da chave Pix. Essa chave pode ser criada a partir do número de telefone, e-mail, CPF ou CNPJ ou alguém número aleatório. Dessa forma, esses dados substituiriam a informação de dados bancários durante o fluxo financeiro.

O limite máximo de chave para pessoas físicas é de cinco, e para as pessoas jurídicas, poderão ser feitas até vinte chaves Pix. Para pessoas físicas, não há cobranças para o uso do sistema.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.