PIX já conta com mais de 3,5 milhões de chaves cadastradas; resultado é comemorado

O Banco Central (BC) informou que até 18h30 desta segunda-feira (05), dia de abertura do período de cadastramento do PIX, mais de 3,5 milhões de ‘‘chaves de identificação’’ já foram cadastradas. A nova modalidade de transferências e pagamentos instantâneos entra em funcionamento dia 16 de novembro.

PIX já conta com mais de 3,5 milhões de chaves cadastradas; resultado é comemorado
PIX já conta com mais de 3,5 milhões de chaves cadastradas; resultado é comemorado (Imagem: Reprodução/Google)

O resultado do primeiro dia representa um sucesso para o Banco Central, principalmente pela rapidez no crescimento. O cadastramento começou às 9h e na primeira hora foram cadastradas mais de 50 mil chaves. Às 11h30, o número já havia aumentado para 200 mil. Uma hora depois, batia a marca de 1 milhão.

Fora do ar

O alto volume de cadastros de chaves PIX causou instabilidade nos sistemas de alguns bancos, como o Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Nubank, C6 e Santander.

Nas redes sociais, os clientes reclamaram que os sites e aplicativos estavam fora do ar. “Não consigo acessar a conta através do app”, disse um deles. As queixas começaram a partir das 10h. A revista VEJA apurou que, os problemas se deram nos sistemas do Banco Central e foram resolvidos no período da tarde.

Afinal, o que é o PIX?

A chave PIX é como um “apelido” para a identificação do usuário dentro do sistema bancário. Hoje, ao realizar um TED, são exigidos dados como agência bancária, número da conta, CPF e nome do beneficiário. O PIX exige apenas uma ‘‘chave de identificação’’ que pode ser uma das seguintes informações: CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória alfanumérica.

Mais de 600 instituições estão aptas a fazer o cadastro.

Ao contrário do TED, DOC e boletos que possuem restrições de valores, cobrança de taxas, podendo levar dias para ser realizado, o PIX permitirá transferências e pagamentos 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive em feriados.

As transações poderão ser feitas, por exemplo, às 23h de um domingo e, concluídas em até 10 segundos, proporcionando facilidade e agilidade. O PIX será gratuito para pessoas físicas e com custo baixo para as empresas.

Confira um passo a passo de como cadastrar sua chave PIX, clicando aqui.

Cada pessoa física pode registrar até cinco chaves para cada conta. No caso de empresas, o limite é de 20 chaves por conta. No entanto, não é possível vincular a mesma chave a mais de uma conta. A chave ficará vinculada ao banco que realizou o cadastro. Uma chave já utilizada em um banco, não poderá ser usada em outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!