Matrícula escolar 2021 da rede pública de São Paulo abre inscrições nesta terça-feira (6)

Os responsáveis por crianças e adolescentes que desejam cumprir o ano letivo de 2021 nas instituições de ensino estaduais de São Paulo podem fazer as inscrições a partir desta terça-feira (6), segundo decisão do governo do estado. O prazo vai até o dia 16 de outubro para alunos que já fazem parte da rede. Os novatos ganham mais tempo: podem se inscrever até o dia 30 de outubro.

Matrícula escolar 2021 da rede pública de São Paulo abre inscrições nesta terça-feira (6)
Matrícula escolar 2021 da rede pública de São Paulo abre inscrições nesta terça-feira (6) (Imagem: Reprodução / Google)

A solicitação para inscrição pode ser feita de duas formas: através do aplicativo Minha Escola SP, gratuito e disponível para os sistemas Android e iOs, ou pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED).

Essa fase é totalmente on-line, sem a necessidade de comparecer presencialmente às instituições de ensino, evitando aglomerações e contato neste período de pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, no ato da matrícula, alunos mais velhos podem escolher cursos adicionais à carga horária regular.

Estarão disponíveis o modelo de Ensino Técnico do “Novotec” desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza; o quarto ano do Ensino Médio opcional para alunos que tiveram prejuízo do aprendizado durante a pandemia; matrícula em escolas de tempo integral e cursos idiomas oferecidos pelos Centro de Estudos e Línguas.

O Novotec Integrado é uma modalidade do programa para estudantes que pretendem estudar o Ensino Médio integrado e o Técnico na mesma escola durante o mesmo turno.

Retorno das aulas em 2020 depende dos prefeitos

A previsão de retorno das aulas no estado segue marcada para o dia 7 de outubro deste ano para toda a rede de ensino, incluindo redes públicas e privadas, desde que os prefeitos também autorizem o retorno.

A volta deve acontecer sob novas regras de convivência que respeitam a segurança dos alunos e funcionários.

Entre elas, está o uso obrigatório de máscaras, entradas e saídas escalonadas e com aferição de temperatura, capacidade parcial de alunos por sala, maior ventilação e disponibilização de álcool em gel em diferentes locais da instituição.

Sair da versão mobile