João Pessoa autoriza volta das aulas presenciais a partir desta segunda-feira (5)

As aulas presenciais das instituições de Ensino Superior de João Pessoa, na Paraíba, estão autorizadas a retornar a partir desta segunda-feira (5). Já as atividades do Ensino Médio, podem voltar, gradativamente, a partir do dia 13 de outubro, de acordo com a decisão da prefeitura do município. O retorno acontece após meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

João Pessoa autoriza volta das aulas presenciais a partir desta segunda-feira (5)
João Pessoa autoriza volta das aulas presenciais a partir desta segunda-feira (5) (Imagem: Reprodução / Google)

Não somente as aulas, mas o transporte escolar também foi autorizado a retornar, desde que realize a atividade com capacidade limitada e seguindo os protocolos de segurança. Os cursos livres também foram autorizados a voltar a funcionar presencialmente.

Vale ressaltar que, mesmo sob autorização, o retorno das aulas presenciais é facultativo para todas as instituições, que podem manter as aulas remotas, pela internet, no estilo “home office”.

Especificamente para as aulas do Ensino Médio, estão liberadas as turmas presenciais do 3º ano a partir do dia 13 de outubro. As aulas para o 2º ano podem retornar a partir do dia 19 de outubro e as do 1º ano do Ensino Médio, no dia 26 do mesmo mês.

“A educação infantil a gente vai esperar um pouco mais. Estamos fazendo uma avaliação mais criteriosa e analisando profundamente os protocolos neste sentido”, disse o prefeito Luciano Cartaxo ao divulgar as novas regras e autorizações.

Veja as mudanças para estudantes de João Pessoa

  • Ensino Superior: autorizados a receber 50% da capacidade
  • Cursos: autorizados a receber 50% da capacidade
  • Ensino Médio: autorizados a receber50% da capacidade mantendo atividades virtuais em datas escalonadas a partir do dia 13 de outubro
  • Transporte escolar: novos protocolos de segurança e higiene

Bares e restaurantes também têm novidades

Não somente as instituições de ensino foram autorizadas a retomar em João Pessoa. Segundo o prefeito da cidade, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar em um horário ampliado, seguindo o protocolo de higiene. O horário foi estendido até às 00h.

“Ampliamos também a liberação da apresentação musical nos bares e restaurantes para a presença de até três artistas no palco, atendendo a um pedido da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB)”, disse Cartaxo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!