INSS tem até HOJE (05) para decidir como a perícia médica por telemedicina vai funcionar

Fim da linha para o INSS. Conforme determinado pelo Tribunal de Contas da União, administração do Instituto Nacional do Seguro Social tem até esta segunda-feira (05) para definir como funcionará as perícias médicas online. O serviço de telemedicina foi sugerido como alternativa mediante a crise do novo coronavírus, mas ainda não há previsão de instalação por parte do órgão.   

INSS tem até HOJE (05) para decidir como a perícia médica por telemedicina vai funcionar (Imagem: Google)
INSS tem até HOJE (05) para decidir como a perícia médica por telemedicina vai funcionar (Imagem: Google)

No último dia 14, o INSS reabriu as portas de suas agências para atendimentos presenciais. Porém, as perícias médicas permaneceram suspensas gerando filas ainda maiores na concessão de benefícios.

De acordo com o cronograma publicado pelo órgão, o retorno das atividades de saúde deveria ter ocorrido no último dia 15, mas os profissionais se negaram a fazer os exames. 

Desse modo, o INSS passou a enfrentar um embate político com a Associação de Peritos para definir a data de retorno das atividades. Sem resolução ou possibilidade de comum acordo entre ambos, o TCU solicitou que o instituto passasse a funcionar através da telemedicina. 

Tendo em vista o risco de contaminação por covid-19, utilizado como justificativa para a suspensão das perícias presenciais, o TCU sugeriu que o serviço passasse a ser feito online. A ideia é que os médicos façam suas consultas por vídeo conferência.

No que diz respeito aos exames, foi sugerido que os segurados realizem com outros profissionais de sua escolha e apenas apresente ao INSS para validar o laudo.  

Nova crise do INSS 

Mediante este cenário, atualmente há cerca de 800 mil pedidos de benefícios esperando a realização dos exames. Desse total, ao menos 180 mil pessoas já entraram na justiça e a expectativa é que este número aumente.  

O INSS ainda não se pronunciou a respeito da proposta de telemedicina e não se sabe qual será a atitude tomada para conter o número de atrasos.

É válido ressaltar que esse embate vem sendo realizado desde o mês de abril, quando foi sugerida pela primeira vez as consultas por acesso remoto.  

Mediante a pressão do TCU, espera-se que até o fim do dia a administração do órgão publique uma nota explicando como serão os atendimentos ao longo das próximas semanas. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.