Google cria novas ferramentas para impulsionar vendas dos micro empreendedores

Dia do empreendedor é comemorado de forma educativa. Nesta segunda-feira (05), o país celebra o dia em homenagem aos microempreendedores individuais. No entanto, este ano a data vem sendo marcada por um momento difícil, tendo em vista a grande crise econômica motivada pelo novo coronavírus. Visando apoiar este grupo, o Google anunciou uma série de ferramentas e ações gratuitas para ajuda-los a manter seus negócios.  

Google cria novas ferramentas para impulsionar vendas dos micro empreendedores (Imagem: Reprodução/Google)
Google cria novas ferramentas para impulsionar vendas dos micro empreendedores (Imagem: Reprodução/Google)

Os empreendedores não estão em clima de comemoração. Com as contas apertadas e os negócios paralisados pelo covid-19, o cenário atual é de insegurança e instabilidade.

Porém, há uma série de novas consultorias gratuitas que poderão ajudar a minimizar os efeitos dessa crise. O Google anunciou novas ferramentas para ajudar no processo de publicidade e estratégias de comunicação das marcas.  

Foram criadas uma série de plataformas e ações gratuitas que estão disponíveis a partir desta segunda-feira (5). De acordo com a empresa, a ideia é incentivar os empreendedores a manterem seus negócios ofertando conhecimento para que estes consigam tocar suas marcas.

Há uma nova versão do site Google para PMEs, que funciona como um guia de bolso digital para os empresários.  

“Sabendo o quanto as pequenas empresas são importantes para a nossa economia, decidimos colocar em ação um plano para trazer mais informações para os empreendedores durante a crise. O clímax acontece esta semana: não só repaginamos o hub, como criamos também duas páginas novas para empreendedores e consumidores”, diz Christiane Silva Pinto, gerente de marketing de produto do Google Brasil. 

Estratégias de marketing 

Para ajudar na comunicação dessas empresas, o PMEs ofertará um kit gratuito de marketing. Os cadastrados poderão criar adesivos, cartazes e demais conteúdos para suas redes sociais.

Além disso, foi elaborada também a página Google Meu Negócio, permitindo que o perfil da empresa fique disponível para lançamentos em campanhas publicitárias.  

Estratégias digitais 

Outra iniciativa também foi o lançamento do “Buscador de Oportunidades Locais”. O empreendedor terá seu perfil analisado e na sequencia receberá dicas de como melhorar sua atuação para ganhar mais clientes.  

Além disso, há também o Think With Google, uma ferramenta que elabora estratégias de comunicação por meio da criação de categorias em destaque no varejo. A plataforma posiciona a empresa através de serviços de localização e interesses em comum com os seus usuários.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.