99: Aplicativo começa a aceitar corridas através do WhatsApp; conheça a novidade

Em outubro, a empresa de transporte por aplicativo 99 irá aderir aos pedidos de corridas via Whatsapp, com o intuito de ambas as empresas expandirem suas receitas diante da forte demanda de serviços digitais em todo o território nacional durante a pandemia do novo coronavírus. 

99: Aplicativo começa a aceitar corridas através do WhatsApp; conheça a novidade
99: Aplicativo começa a aceitar corridas através do WhatsApp; conheça a novidade (Foto: Google)

Quando estará disponível este serviço?

Esta novidade inicialmente estará restrita a quatro cidades do interior de São Paulo ( São Carlos, Araraquara, Bauru e Presidente Prudente), e gradativamente será ampliado nas próximas semanas, com a projeção de até o fim deste ano estar disponível em todo o Brasil, afirmou Livia Pozzi, diretora de operações da 99. 

Qual o intuito da parceria entre as plataformas digitais?

Esta parceria visa atender o público pertencente às classes C e D, os quais os smartphones eventualmente possuem uma capacidade menor para download de muitos aplicativos, e pessoas que morem onde é mais fraco o sinal de telefonia móvel. 

“É um meio de evitar a fricção e permitir acesso ao serviço para um universo maior, já que as pessoas não precisarão mais baixar nosso aplicativo para pedir as corridas”, apontou a executiva, dizendo que o canal possibilita pedidos de usuários ocasionais, que não querem baixar um aplicativo.

A parceria entre as empresas, a primeira do tipo no mundo da chinesa Didi Chuxing, demonstra uma ofensiva da dona da 99 para enfrentar a maior rival e líder no território nacional, a Uber. Possui em torno de 20 milhões de clientes cadastrados no aplicativo, a 99 tem mais de 750 mil motoristas ativos em 1,6 mil municípios do Brasil. O WhatsApp possui 120 milhões de usuários ativos no país.

Como será efetuado o pagamento dessas corridas?

As corridas solicitadas pelo WhatsApp têm a possibilidade de serem pagas somente em dinheiro, meio já usado em torno de 70% em pedidos feitos na 99, afirma Livia. O valor será o mesmo dos cobrados nas corridas pedidas pelo aplicativo da 99 e os motoristas podem recusar pedidos para pagamento em dinheiro.

Mais adiante, o aplicativo de mensageria poderá usar o WhatsApp Pay para possibilitar pagamentos com cartões, afirmou Gabriela Comazzetto, diretora no Brasil de Negócios do Facebook, dono do WhatsApp.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!