Cartão Cidadão: Como emitir o documento? Vale a pena solicitar?

Com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas aos serviços de benefícios sociais e trabalhistas, o Cartão Cidadão foi criado pelo Governo Federal e é emitido pela Caixa Econômica Federal. O cartão é vinculado a uma conta no banco, e auxilia a ter acessos a benefícios como FGTS, Abono-salarial, Seguro-Desemprego e outros. Agora: como fazer a emissão do documento?

Cartão Cidadão: Como emitir o documento? Vale a pena solicitar?
Cartão Cidadão: Como emitir o documento? Vale a pena solicitar? (Imagem: Reprodução Google)

Mas antes de chegarmos à emissão do cartão, é preciso saber quem são as pessoas que têm direito ao documento. Afinal, de nada adianta emitir, caso você não esteja entre os favorecidos. 

Desse modo, o Cartão Cidadão, de acordo com a Caixa Econômica, é voltado para os cidadãos que possuem benefícios trabalhistas ou sociais disponíveis, mas que não possuem uma conta na Caixa. Assim, o cartão pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pelo banco. 

Caso o trabalhador possua conta individual no banco, como conta poupança ou corrente, o benefício pode ser creditado diretamente nesta conta. Sendo assim, não há necessidade de emitir um Cartão Cidadão. 

Aliás, é válido destacar que para emitir o Cartão Cidadão, é preciso ter algum desses benefícios disponíveis. Lembrando que, para garantir acesso ao cartão, é necessário, também, manter o endereço e telefone atualizados. 

Para fazer a consulta de saldo de algum dos benefícios, o trabalhador pode acessar o site da Caixa Econômica ou baixar alguns dos aplicativos disponibilizados pelo banco em algum aparelho eletrônico, como tablet ou smartphone

Como fazer a emissão do Cartão Cidadão?

Desse modo, caso você possua algum benefício trabalhista ou social disponível, e não tenha nenhuma conta na Caixa, é possível fazer a solicitação do Cartão Cidadão entrando em contato com qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Também é possível ligar para o telefone 0800-726-0207. 

O banco também solicita que, para agilizar o processo, o trabalhador tenha em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Logo após a solicitação, o cartão será entregue na residência do trabalhador. Além disso, também é possível fazer a retirada em uma agência.  

Depois de receber o Cartão Cidadão, é preciso fazer uma senha para validá-lo. Sendo assim, é possível criar a senha em terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui, nas agências e em Pontos de Atendimento do banco. 

Vale a pena?

Sim, para quem tem direito a receber algum benefício e não tem nenhuma conta no banco. O cartão é válido para agilizar o processo. Até porque, com o cartão em mãos, é possível ter acesso a todos os benefícios aos quais o trabalhador tem direito.