PagTesouro: Novo método permite pagar taxas da União com cartão de crédito

No último dia 24 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da União um decreto que institui o PagTesouro. A nova plataforma digital é para realizar o recolhimento de valores da Cota Única do Tesouro Nacional. O objetivo do governo é modernizar o modo como os contribuintes realizam os pagamentos à União. 

PagTesouro: Novo método permite pagar taxas da União com cartão de crédito
PagTesouro: Novo método permite pagar taxas da União com cartão de crédito (Imagem: reprodução/Google)

Anteriormente ao PagTesouro, quem necessitava requerer algum serviço que precisasse de custo à União, como a solicitação de passaporte, por exemplo, precisava gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU).

A GRU é uma espécie de boleto bancário que leva alguns dias para ser compensada no sistema.

Com a nova opção digital, os usuários vão poder realizar o pagamento online de custos à União. Será possível utilizar o cartão de débito, de crédito ou até mesmo valores contidos em carteira digitais.  

De acordo com o Ministério da Economia, “com o PagTesouro, será possível pagar por serviços públicos sem precisar preencher boleto ou se deslocar para alguma instituição financeira”. Com isso, a quitação de valores à União se tornou mais prática e eficiente.  

Por enquanto, apenas o Banco do Brasil possui integração com a plataforma do PagTesouro. A instituição financeira foi escolhida, pois já tem vínculo com o Tesouro para processar pagamentos. 

As demais empresas interessadas em aderir ao sistema devem realizar um credenciamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional. 

“O planejamento é que também sejam disponibilizados, em breve, outros meios de pagamentos digitais em linha com as tendências tecnológicas e de mercado e as melhores práticas do mercado mundial no setor, sendo estendidos para outros órgãos e instituições que arrecadam por meio de GRU”, aponta o Ministério da Economia.

A Secretaria do Tesouro Nacional tem a perspectiva de movimentação anual de R$ 120 bilhões por ano, por meio da plataforma. Segundo o Governo Federal, no ano passado, os contribuintes realizaram mais de R$ 300 bilhões em pagamentos à União.

Quais são as vantagens do PagTesouro?

Uma das principais vantagens para quem precisa quitar algum valor com a União é a eficiência que o novo método vai trazer.

Não será mais preciso recorrer a uma instituição financeira pessoalmente para pagar a GRU, com isso, o processo se torna mais rápido. 

Além disso, a compensação do valor será de forma instantânea. Com isso, o tempo de espera de processos tende a diminuir.