É preciso ter conta bancária para utilizar o PIX? Descubra aqui

O Pix é a nova ferramenta brasileira para efetuar pagamentos instantâneos, e será disponível para quem tem conta em banco, porém as instituições financeiras e fintechs também podem ofertar a modalidade aos seus clientes.

É preciso ter conta bancária para utilizar o PIX? Descubra aqui
É preciso ter conta bancária para utilizar o PIX? Descubra aqui (Foto: Google)

Para usar o Pix, é preciso ter uma conta corrente, conta poupança ou carteira digital com cadastro no sistema. A opção estará disponível dentro do aplicativo bancário e no internet banking do cliente.

De acordo com o Banco Central (BC), será obrigatória a oferta do Pix em 34 instituições financeiras e de pagamentos com mais de 500 mil clientes ativos, levando em consideração a conta corrente, conta de poupança ou uma conta de pagamento pré-paga.

Para o restante das instituições financeiras, a ferramenta será optativa e a adesão pode ocorrer após a solicitação ao Banco Central. “Elas serão consideradas integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e estarão sujeitas a uma regulação mínima, a partir do momento em que apresentarem pedido de adesão”, explica o BC.

Até o momento atual, mais de 930 instituições realizaram a solicitação da adesão do Pix, entre elas está cooperativas de créditos e financeiras de grandes varejistas que entraram no meio de pagamentos digitais como por exemplo, a carteira digital Ame das Americanas, o banco digital BanQi da Via Varejo (proprietária da Casas Bahia) e a conta digital Magalu Pay do Magazine Luiza.

O cadastramento dos usuários terá seu início no dia 5 de outubro, porém várias instituições já estão efetuando o pré-cadastro de seus clientes, o qual pode ser realizado pelo site ou aplicativo da instituição bancária.

A Chave Pix é a identificação do usuário no sistema, ela pode ser o número de CPF, e-mail, número de telefone ou um código de números e letras aleatório chamado EVP.

Em cada conta pode-se ter até cinco chaves diferentes destinadas a ela. Existe a possibilidade de ativar o Pix em várias contas bancárias que o cliente possua, porém é preciso utilizar diferentes chaves para cada conta.

A pessoa física pode ter chaves em mais de um banco, mas só pode existir uma chave por instituição. Ao cadastrar o CPF em uma determinada instituição, por exemplo, ele só pode ser usado como chave naquele banco.