Guedes cancela uso de precatórios para financiar Renda Cidadã

Governo federal volta atrás na decisão de utilizar precatórios. Nessa quarta-feira (30), o ministro da economia, Paulo Guedes, se pronunciou a respeito da forma de financiamento do novo Renda Cidadã. De acordo com ele, a decisão de repassar os recursos destinados para dívidas públicas tem como finalidade não promover o projeto, mas sim manter as despesas sob controle

Guedes cancela uso de precatórios para financiar Renda Cidadã
Guedes cancela uso de precatórios para financiar Renda Cidadã (Imagem: Google)

Desde a última segunda-feira (28), não se fala em outra coisa se não na decisão do governo de postergar o pagamento de seus precatórios. O anuncio foi feito pelo senador Márcio Bittar, atual vice líder do governo, que afirmou que os valores seriam destinados para o novo Renda Cidadã.  

O projeto deverá ser lançado em substituição ao Renda Brasil que por sua vez irá ocupar o lugar do atual Bolsa Família. Suas normas e demais informes ainda não foram liberados pelos representantes, mas apresentam uma grande chance de reprovação mediante as alternativas de custeio.  

Posicionamento de Guedes 

Em clima de tensão com o presidente, Jair Bolsonaro, após suas críticas sobre as decisões de Guedes para manter o Renda Brasil, o ministro não tinha se pronunciado ainda a respeito da utilização dos precatórios. 

Segundo ele, os recursos destinados a dívida líquida do poder público deverão ser mantidos, afirmando que o governo irá quitar todos os seus débitos. Porém, reforçou ainda que será preciso avaliar quando as despesas estão crescendo descontroladamente.  

“Não para financiar programas, que não é regular, não é uma fonte saudável, limpa, permanente, previsível [de recursos]. Mas é natural, se estamos querendo respeitar teto [de gastos], passar uma lupa em todos os gastos“, disse ele. 

De acordo com Guedes, seu pronunciamento só foi feito para poder ‘baixar o barulho’ feito pela imprensa com relação ao novo projeto social. Ele alegou que tamanha repercussão negativa tende a afetar não só o meio político como o mercado financeiro.  

“Vamos examinar e ver o que está acontecendo ali, não para financiar programa A, B, ou C, mas para respeitar o teto, cumprindo todos compromissos. Para baixar o barulho. O governo achou um eixo político, sofreu no primeiro ano, agora está encontrando um eixo político. Acordos estão sendo costurados e Ricardo Barros [líder do governo na Câmara] disse que há consenso em ir avançando no pacto federativo”, declarou o gestor.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.