USP cria novo curso de engenharia com vagas abertas no vestibular 2021

Um novo curso será oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) a partir do vestibular 2021: o curso de Engenharia Nuclear. A novidade foi anunciada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio do Instituto de Pesquisas Energéticas (Ipen). O curso terá duração de 5 anos e será oferecido em período integral, ou seja, manhã e tarde.

USP cria novo curso de engenharia com vagas abertas no vestibular 2021
USP cria novo curso de engenharia com vagas abertas no vestibular 2021 (Imagem: Reprodução / Google)

O curso de Engenharia Nuclear será uma habilitação em Energia Nuclear oferecida como composição dos cursos de graduação em Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica (Poli).

O coordenador do grupo responsável pela criação do curso é Cláudio Geraldo Schön. Segundo ele, a novidade visa preencher a demanda de profissionais nesta área e terá diversas linhas de frente.

“O curso daqui da Poli será voltado para responder demandas do estado de São Paulo. A nossa preocupação é a produção, exploração e comercialização de materiais que serão usados nas usinas. O foco é no combustível nuclear. Isso não significa que não teremos disciplinas voltadas para reatores nucleares”, detalhou.

Inscrições e provas

Para ingressar no curso, o caminho é o mesmo que os outros já existentes na USP, ou seja, o interessado deve ser inscrever no Vestibular 2021 da Fuvest ou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Das 55 vagas oferecidas para Engenharia de Materiais, Metalúrgica e Nuclear, 10 serão dedicadas à Energia Nuclear. As vagas do Sisu ainda não foram divulgadas.

A grade curricular do novo curso traz disciplinas de diversas áreas que envolvem a tecnologia nuclear e outras 10 específicas da área nuclear. Entre elas, estão: Física de Reatores Nucleares, Segurança de Instalações Nucleares e Gerenciamento de Rejeitos Radioativos.

Vestibular da USP

Quem pretende tentar ingressar na USP por meio da Fuvest é preciso ficar atento ao prazo de inscrições, que já está aberto e vai até o dia 23 de outubro deste ano. Para participar, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 182.

As provas serão aplicadas nos meses de janeiro e fevereiro do próximo ano. Ao todo, são oferecidas mais de 8 mil vagas em dezenas de cursos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!