O Boticário anuncia troca da expressão ‘Black Friday’ para semana de descontos; entenda o motivo

Publicidade consciente. Nessa semana, o CEO do grupo Boticário, Artur Grynbaum, informou que não estará adotando a expressão ‘Black Friday’ para a maior semana de descontos do ano. De acordo com ele, a partir de agora a marca utilizará o termo Beauty Week, visando evitar possíveis interpretações de preconceito de cunho racial.  

O Boticário anuncia troca da expressão 'Black Friday' para semana de descontos; entenda o motivo (Imagem: Grupo Boticário/Divulgação)
O Boticário anuncia troca da expressão ‘Black Friday’ para semana de descontos; entenda o motivo (Imagem: Grupo Boticário/Divulgação)

Black Friday é conhecida nacionalmente como a maior semana de descontos em todo o setor varejistas. O evento, que acontece não só no Brasil, ganhou popularidade pela venda de produtos com valores até 70% mais baixos. Para este ano, o Boticário adotará a campanha, mas irá dar uma repaginada em seu visual.  

Em seu perfil do linkedin, Artur Grynbaum informou que irá modificar o termo para Beauty Week. De acordo com ele, a decisão visa evitar possíveis interpretações racistas relacionadas a questão da escravatura.  

“A dois meses da ‘Black Friday’, um dos períodos mais relevantes do ano para o varejo e a data mais importante para o comércio eletrônico em todo o mundo, nos deparamos com um incômodo recorrente: há anos conversamos sobre a possível origem do termo ‘Black Friday’, sobre a ausência de dados científicos que comprovem que ele realmente não se relaciona à questão da escravatura. Então, respeitando os movimentos que sentem desconforto com o termo, decidimos parar de refletir e começar a agir – não teremos mais o termo Black Friday no Grupo Boticário. Precisamos de algo maior, e essa transformação deve começar por nós. Esse movimento emergiu nas equipes do Grupo Boticário, a discussão ganhou força, e esse é o resultado”, escreveu. 

O CEO destacou ainda que, não há nenhuma evidência de que a tradicional temporada de descontos tenha similaridades com o tráfico de escravos, mas mediante a falta de comprovação científica e histórica prefere não mais utiliza-la.  

De acordo com ele, há um risco considerável de perdas para a empresa neste primeiro ano, mas ainda assim acredita que “melhor que esperar a perfeição, é construir juntos aquilo em que acreditamos”. 

A ação está prevista para o fim do mês de novembro e terá atuação tanto nas plataformas digitais como nas lojas físicas. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.