O Boticário anuncia troca da expressão ‘Black Friday’ para semana de descontos; entenda o motivo

Publicidade consciente. Nessa semana, o CEO do grupo Boticário, Artur Grynbaum, informou que não estará adotando a expressão ‘Black Friday’ para a maior semana de descontos do ano. De acordo com ele, a partir de agora a marca utilizará o termo Beauty Week, visando evitar possíveis interpretações de preconceito de cunho racial.  

O Boticário anuncia troca da expressão 'Black Friday' para semana de descontos; entenda o motivo (Imagem: Grupo Boticário/Divulgação)
O Boticário anuncia troca da expressão ‘Black Friday’ para semana de descontos; entenda o motivo (Imagem: Grupo Boticário/Divulgação)

Black Friday é conhecida nacionalmente como a maior semana de descontos em todo o setor varejistas. O evento, que acontece não só no Brasil, ganhou popularidade pela venda de produtos com valores até 70% mais baixos. Para este ano, o Boticário adotará a campanha, mas irá dar uma repaginada em seu visual.  

Em seu perfil do linkedin, Artur Grynbaum informou que irá modificar o termo para Beauty Week. De acordo com ele, a decisão visa evitar possíveis interpretações racistas relacionadas a questão da escravatura.  

“A dois meses da ‘Black Friday’, um dos períodos mais relevantes do ano para o varejo e a data mais importante para o comércio eletrônico em todo o mundo, nos deparamos com um incômodo recorrente: há anos conversamos sobre a possível origem do termo ‘Black Friday’, sobre a ausência de dados científicos que comprovem que ele realmente não se relaciona à questão da escravatura. Então, respeitando os movimentos que sentem desconforto com o termo, decidimos parar de refletir e começar a agir – não teremos mais o termo Black Friday no Grupo Boticário. Precisamos de algo maior, e essa transformação deve começar por nós. Esse movimento emergiu nas equipes do Grupo Boticário, a discussão ganhou força, e esse é o resultado”, escreveu. 

O CEO destacou ainda que, não há nenhuma evidência de que a tradicional temporada de descontos tenha similaridades com o tráfico de escravos, mas mediante a falta de comprovação científica e histórica prefere não mais utiliza-la.  

De acordo com ele, há um risco considerável de perdas para a empresa neste primeiro ano, mas ainda assim acredita que “melhor que esperar a perfeição, é construir juntos aquilo em que acreditamos”. 

A ação está prevista para o fim do mês de novembro e terá atuação tanto nas plataformas digitais como nas lojas físicas. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.