Publicidade consciente. Nessa semana, o CEO do grupo Boticário, Artur Grynbaum, informou que não estará adotando a expressão ‘Black Friday’ para a maior semana de descontos do ano. De acordo com ele, a partir de agora a marca utilizará o termo Beauty Week, visando evitar possíveis interpretações de preconceito de cunho racial.
A Black Friday é conhecida nacionalmente como a maior semana de descontos em todo o setor varejistas. O evento, que acontece não só no Brasil, ganhou popularidade pela venda de produtos com valores até 70% mais baixos. Para este ano, o Boticário adotará a campanha, mas irá dar uma repaginada em seu visual.
Em seu perfil do linkedin, Artur Grynbaum informou que irá modificar o termo para Beauty Week. De acordo com ele, a decisão visa evitar possíveis interpretações racistas relacionadas a questão da escravatura.
“A dois meses da ‘Black Friday’, um dos períodos mais relevantes do ano para o varejo e a data mais importante para o comércio eletrônico em todo o mundo, nos deparamos com um incômodo recorrente: há anos conversamos sobre a possível origem do termo ‘Black Friday’, sobre a ausência de dados científicos que comprovem que ele realmente não se relaciona à questão da escravatura. Então, respeitando os movimentos que sentem desconforto com o termo, decidimos parar de refletir e começar a agir – não teremos mais o termo Black Friday no Grupo Boticário. Precisamos de algo maior, e essa transformação deve começar por nós. Esse movimento emergiu nas equipes do Grupo Boticário, a discussão ganhou força, e esse é o resultado”, escreveu.
O CEO destacou ainda que, não há nenhuma evidência de que a tradicional temporada de descontos tenha similaridades com o tráfico de escravos, mas mediante a falta de comprovação científica e histórica prefere não mais utiliza-la.
De acordo com ele, há um risco considerável de perdas para a empresa neste primeiro ano, mas ainda assim acredita que “melhor que esperar a perfeição, é construir juntos aquilo em que acreditamos”.
A ação está prevista para o fim do mês de novembro e terá atuação tanto nas plataformas digitais como nas lojas físicas.