FIES 2020.2: Inscrições para vagas remanescentes começam em outubro

As inscrições para garantir uma vaga remanescente no Financiamento Estudantil (Fies) serão abertas no dia 6 de outubro deste ano, segundo o Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão oferecidas cerca de 50 mil vagas para os estudantes que desejam ingressar em uma instituição de Ensino Superior privada. Para se candidatar, o interessado deve se inscrever no site do Fies.

FIES 2020.2: Inscrições para vagas remanescentes começam este mês
FIES 2020.2: Inscrições para vagas remanescentes começam em outubro (Imagem: Montagem / FDR)

As vagas remanescentes são uma segunda chance para os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada. Elas são fruto da desistência dos candidatos aprovados na fase regular, ou dos que não entregaram a documentação correta para oficializar o Fies.

O Fies é um programa de financiamento que se desdobra em duas modalidades. A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos.

A segunda, chamada de “P-Fies” é direcionada aos estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. As vagas remanescentes, porém, atendem apenas a primeira modalidade.

Ao contrário do processo regular, o Fies não emite uma lista de aprovados para as vagas remanescentes. Nesse caso, o candidato deve acompanhar, na página do financiamento, a publicação com sua eventual seleção. Ao ser selecionado, o candidato tem três dias úteis para complementar sua inscrição.

Quem tem acesso ao Fies e como funciona?

Tem acesso aos financiamento os estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, com taxa real zero de juros.

Durante o curso, o aluno paga, mensalmente, uma taxa de coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

O valor do financiamento, porém, começa a ser pago apenas no mês seguinte à formatura do estudante.

O percentual mínimo de financiamento é de 50%, podendo chegar a 100%. Esse valor é calculado com base no comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita em reais e o encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior (IES) em reais.

O preenchimento da ficha de inscrição com todas as informações sobre o estudante e o curso, são preenchidas no site do Fies. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!