Corretora Pi do Santander adquire 60% da Toro Investimentos; valor permanece secreto

O Santander anunciou nesta última terça-feira (29), que a corretora Pi Investimentos, vinculada ao banco, realizou a compra de 60% do capital da Toro Investimentos. Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados.

Corretora PI do Santander adquire 60% da Toro Investimentos; valor permanece secreto
Corretora PI do Santander adquire 60% da Toro Investimentos; valor permanece secreto (Imagem: Reprodução/Google)

O Grupo Financeiro Santander (SANB11) foi fundado na Espanha em 1857 e abriu sua primeira agência no Brasil em 1982. No cenário nacional, é a terceira maior instituição financeira em valor de ativos (R$ 770 bilhões), ficando atrás apenas do Itaú Unibanco e do Bradesco.

A Toro Controle é uma holding que administra a Toro Corretora e a Toro Investimentos. Fundada em Belo Horizonte no ano de 2010, opera como uma plataforma de investimentos. Há dois anos atrás, a companhia recebeu as autorizações necessárias para iniciar suas atividades como corretora de valores mobiliários voltadas ao público de varejo.

Com a aquisição, o Santander acredita na formação de uma plataforma completa de produtos de renda fixa. O Santander também considera que a baixa da taxa básica de juros (Selic) tende a estimular a demanda por produtos de renda variável.

“Percebemos que a Pi e a Toro são duas legítimas representantes da mais nova geração das plataformas de investimento. Ambas são catalisadoras da desintermediação e democratização de produtos antes reservados a clientes com mais recursos”, declarou o vice-presidente executivo do Santander, Alberto Monteiro.

O Santander declarou que a efetivação da parceria está sujeita à implementação de determinadas condições comuns nesse tipo de transação. Dentre elas, a autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Mercado de corretoras aquecido

Com a compra, o Santander aquece ainda mais o mercado de corretores, após o Nubank anunciar a aquisição da Easynvest. A operação, também ocorrida em setembro, representou a entrada do maior banco digital brasileiro em posição de destaque no mercado de investimento, visto que a Easynvest é a maior corretora digital independente do mercado (cerca de 1,5 milhões de clientes). Também não foram divulgados os valores da negociação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!