Black Friday: 70% dos consumidores do Brasil irão aproveitar as promoções da data

Segundo uma pesquisa exclusiva do Méliuz, empresa de tecnologia que disponibiliza cashback aos clientes e soluções digitais para marketplaces e serviços financeiros, os brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday mesmo estando no contexto imposto pela pandemia do Covid-19. 

Black Friday: 70% dos consumidores do Brasil irão aproveitar as promoções da data
Black Friday: 70% dos consumidores do Brasil irão aproveitar as promoções da data (Foto: Google)

Considerada uma das datas mais aguardadas pelo varejo brasileiro, será realizada na última sexta-feira do mês de novembro (27). O costume americano tem o intuito de limpar o estoque para preparar as vendas para o natal. 

Conforme a pesquisa, 72,21% dos brasileiros disseram que vão aproveitar as liquidações em 2020, sendo que 62% já compraram em edições anteriores. Já 26,58% estão na dúvida se irão comprar algo e somente 1,19% não possuem nenhuma intenção em realizar compras na Black Friday. 

Entre as pessoas que não pretendem comprar na data 43% apontam a falta de dinheiro como principal motivo e outros 43% disseram que não acreditam nas promoções oferecidas na Black Friday. Os 64% dos consumidores que estão indecisos apontam a incerteza em relação à relevância das ofertas.

Itens mais comprados na Black Friday

A Black Friday hoje é vista como uma oportunidade para economizar nas compras de itens necessários, como eletrodomésticos e eletrônicos. Dentre os entrevistados, 42% vão comprar itens de necessidade. Já 25% pretendem adquirir produtos de desejo, 17% vão trocar produtos antigos por novos ou de outro modelo e 6% devem antecipar as compras de Natal com o intuito de economizar nos presentes.

Na lista dos produtos preferidos para a esta Black Friday, estão:

  • 52,74% – Eletrodomésticos e eletroportáteis
  • 41,05% – Eletrônicos e Informática
  • 32,36% – Perfumes e Cosméticos
  • 28,64% – Smartphone
  • 28,12% – Móveis e decoração
  • 25,33% – Acessórios e Calçados
  • 24,30% – Roupas
  • 13,85% – Livros
  • 11,27% – Alimentos e bebidas
  • 10,54% – Viagem
  • 9,30% – Jogos e Consoles
  • 8,79% – Relógio e Jóias
  • 8,47% – Artigos esportivos
  • 2,89% – Assinatura de serviços
  • 1,96% – Outros

Cerca de 58% dos consumidores irá optar fazer as compras em lojas online. Já 11% vão preferir as lojas físicas. Os que pretendem dividir as compras entre lojas físicas e online somam 30,92% dos respondentes.