Vestibular Unicamp 2021 tem 34,2% de inscritos vindos da rede pública

O Vestibular Unicamp 2021 indica recorde de candidatos de escola pública, chegando a um percentual de 34,2%. São 3.237 vagas distribuídas para 69 cursos de graduação e foram 77.653 inscritos.

Vestibular Unicamp 2021 marca recorde de inscrições de alunos da rede pública
Vestibular Unicamp 2021 tem 34,2% de inscritos vindos da rede pública (Imagem: Reprodução Google)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) finalizou o período de inscrição para o seu processo seletivo que tem previsão de acontecer no mês de janeiro de 2021. De acordo com a universidade as provas da primeira fase acontecerão em dois dias.

Essa decisão é uma das maneiras encontradas pela instituição a fim de evitar a aglomeração de pessoas e, por consequência, a proliferação do Covid-19.

Sendo assim, nos dias 06 e 07 de janeiro de 2021 a Unicamp estará aplicando a primeira fase de seu processo seletivo.

De acordo com a Universidade Estadual de Campinas, no dia 06 os candidatos que optaram por concorrer a uma vaga para os cursos de ciências humanas e artes farão a prova.

No dia seguinte, 07 de janeiro, os candidatos para os cursos das áreas de exatas e tecnológicas farão a primeira fase do processo seletivo da Unicamp.

Com o processo de inscrição finalizado, a universidade publicou a concorrência para os 69 cursos disponíveis. Foram ao todo 77.653 inscritos que irão concorrer a um das 3.237 vagas disponíveis para 2021.

Houve um aumento considerável ao vestibular do ano passado, que teve o total de 72.859.

Esse aumento é devido o cancelamento do Enem-Unicamp. Dessa maneira, os candidatos dessa forma de ingresso migraram para o vestibular tradicional.

De acordo com a Unicamp, o curso mais concorrido é o de Medicina, com 248 candidatos disputando cada uma das 110 vagas abertas.

O curso de Arquitetura e Urbanismo, um dos mais concorridos da universidade, cada vaga está sendo disputada por 55 candidatos. O curso de Ciências biológicas é o terceiro curso mais concorrido da Unicamp e está com uma relação de 33 candidatos por vaga.

Além disso, o processo seletivo para o ingresso na Universidade Estadual de Campinas registrou o maior número de candidatos de escolas públicas da história, sendo 34,2%. No ano passado, o percentual de candidatos inscritos para o processo seletivo da universidade vindo de escola pública já tinha sido bastante alta ficando em 32,2%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.