Unicamp rejeita nota do Enem para vestibular 2021; veja nova forma de ingresso!

Na última quarta-feira, dia 22, a Unicamp, em Campinas (SP), anunciou que não vai utilizar o Enem como base para o próximo vestibular. Vale lembrar que o Exame Nacional do Ensino Médio teve seu cronograma alterado por conta da pandemia de coronavírus.

Unicamp rejeita nota do Enem para vestibular 2021; veja nova forma de ingresso!
Unicamp rejeita nota do Enem para vestibular 2021; veja nova forma de ingresso! (Imagem: Reprodução Google)

Neste ano, a universidade cederia 639 vagas para os aprovados do Enem, mas agora, elas serão destinadas ao vestibular tradicional da Unicamp.

Segundo informação oficial da universidade, a medida foi tomada, pois com o adiamento do Enem, ficaria inviável manter o calendário do ano letivo de 2021. De acordo com o Ministério da educação, as notas do Enem só serão divulgadas no dia 29 de março.

A Unicamp pretende iniciar seu ano de atividades no dia 15 de março do próximo ano e por isso seria muito difícil se adequar ao novo calendário do Enem. A instituição é a primeira do estado de São Paulo a se manifestar e tomar uma decisão sobre o assunto.

Como serão distribuídas as vagas para o próximo vestibular da Unicamp

O diretor da Comissão Permanente Para Os Vestibulares (Comvest), José Alves de Freitas Neto, acredita que essa forma de ingresso pode trazer oportunidades iguais para todos os candidatos. Além disso, segundo ele, a política de cotas continuará funcionando.

Além disso, existe o ingresso pelas vagas para premiados em olimpíadas e o vestibular indígena. Somando as 639 vagas com as que a universidade já tinha, haverá um total de 3.234 vagas. Essas vagas são divididas em 70 cursos que a Unicamp disponibiliza.

Datas do vestibular

Por conta da pandemia, as datas das provas ficam da seguinte forma:

  • 1ª fase – será realizada entre os dias 6 e 7 de janeiro de 2021;
  • 2ª fase – será realizada entre os dias 7 e 8 de fevereiro.

As inscrições para a prova estão abertas e podem ser realizadas até o dia 8 de setembro. Para isso, basta acessar a página oficial da Unicamp.

É preciso lembrar que são duas datas de prova para cada fase, pois acontece uma divisão a respeito do curso escolhido pelo estudante.

  • 06/01: cursos do segmento de ciências humanas/artes e de exatas/tecnológicas
  • 07/01: cursos das áreas de ciências biológicas/saúde

O estudante precisa ficar atento ao calendário da universidade, de acordo com a sua escolha.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!