PIX já se torna alvo de novos golpes; aprenda a se proteger desta ameaça

O Pix, que é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) começará a funcionar dia 16 de novembro, já vem sendo alvo de cibercriminosos que se aproveitam do anúncio do novo serviço para aplicar golpes online. 

PIX já se torna alvo de novos golpes; aprenda a se proteger desta ameaça
PIX já se torna alvo de novos golpes; aprenda a se proteger desta ameaça (Imagem: Google)

Nesta semana, a empresa de segurança digital Kaspersky identificou alguns golpes que conseguem simular o pré-cadastro do Pix com o intuito de atrair vítimas e ter acesso a informações pessoais. A empresa ainda não tem informações de quantos usuários caíram no golpe ou volume de tentativas.

O início dos cadastros está previsto para o dia 5 de outubro, porém boa parte dos bancos já realizaram o cadastro antecipado de seus clientes. 

Os clientes que já tiverem interesse em aderir ao Pix, podem informar as chamadas chaves Pix (número de celular, e-mail, CPF ou uma chave numérica aleatória) para seus respectivos bancos. As chaves possuem como objetivo identificar os usuários dentro do sistema.

De acordo com o analista da Kaspersky, Fabio Assolini, o intuito dos criminosos é conseguir informações bancárias e pessoais para obter o acesso a uma futura conta Pix da vítima e assim, realizar transações em seu nome. 

“O e-mail que identificamos usava o nome de um banco popular e trazia um link para que o usuário fizesse o cadastro na conta Pix. O link em questão era direcionado a um site falso que simulava o banco e pedia que a vítima inserisse a sua senha bancária, além do número do celular e do CPF, que serão usados como chaves de identificação dentro do Pix”, disse.

É importante ressaltar que o pré-cadastro não é obrigatório, é mais útil para os bancos se organizarem e competirem entre si.

Apenas a partir do dia 5 de outubro será iniciado o cadastro oficial no sistema do Banco Central, onde os clientes vão ter que confirmar o interesse em aderir ao Pix mesmo já tendo feito o pré-cadastro. 

A recomendação feita é que os clientes tomem cuidado ao cadastrar suas chaves e façam o cadastro na página da instituição financeira.

“Tenham cuidado com os convites de pré-cadastro recebidos, pois eles podem ser falsos. Usem apenas canais oficiais dos bancos”, diz Assolini.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!