Prouni: Inscrições para vagas remanescentes se encerram nesta semana; veja como se candidatar

PONTOS CHAVES

  • Últimos dias para se inscrever nas vagas remanescentes do Prouni
  • Saiba quem pode ter acesso ao programa
  • Entenda como funciona o processo de inscrição no Prouni
  • Inscrição não assegura concessão das bolsas

As inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (Prouni) se encerram nesta semana, no dia 30 de setembro, quarta-feira. Os candidatos terão oportunidade de concorrer a bolsas de estudos parcial (50%) ou integral (100%) para ingressar em uma instituição privada de Ensino Superior.

Prouni: Inscrições para vagas remanescentes se encerram nesta semana; veja como se candidatar
Prouni: Inscrições para vagas remanescentes se encerram nesta semana; veja como se candidatar (Imagem: Montagem / FDR)

Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 90 mil vagas que ainda não foram ocupadas para o segundo semestre, seja pela ausência dos candidatos selecionados no processo regular, ou pela falta de documentação necessária dos mesmos para comprovar as condições requeridas.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Prouni, haverá apenas esta fase de inscrição para bolsas remanescentes, sem extensão de prazo.

Ela agrega tanto quem já está matriculado em uma instituição de Ensino Superior e busca um desconto na mensalidade, quanto os que ainda não conseguiram ingressar nas universidades.

Saiba quem pode se inscrever no Prouni

Para se inscrever no Prouni, alguns requisitos são obrigatórios. Em todos os casos, é preciso que o candidato tenha realizado a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha diploma de nenhum Ensino Superior.

Especificamente para as bolsas integrais, têm direito os candidatos que possuem renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1558,5, de acordo com o atual valor do salario mínimo nacional).

Já para as bolsas parciais, têm direito os candidatos que possuem renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3117, de acordo com o valor do atual salário mínimo nacional).

Além das exigências financeiras, outros requisitos devem se enquadrar no perfil dos candidatos, podendo ser:

  • ter cursado o ensino médio inteiro em escola pública;
  • ter cursado o ensino médio em escola privada, com bolsa integral;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;
  • ter alguma deficiência;

ser professor do quadro permanente de uma escola pública (nesse caso, o critério de renda familiar não se aplica).

Prouni: Inscrições para vagas remanescentes se encerram nesta semana; veja como se candidatar
Prouni: Inscrições para vagas remanescentes se encerram nesta semana; veja como se candidatar (Imagem: Reprodução / Google)

Detalhes sobre inscrições e exame

A inscrição no Prouni é totalmente on-line e gratuita. Os interessados devem se candidatar pela internet, no portal do Prouni.

Ao efetuar o cadastro, a pessoa deve fornecer as informações solicitadas, como nome completo e número do CPF. A participação na última edição do Enem deve ser comprovada.

No ato de inscrição, os candidatos devem pesquisar as instituições e cursos com bolsas remanescentes e se inscrever em até duas vagas, por ordem de preferência. Caso queiram alterar, devem fazer dentro do prazo de inscrições.

Vale ressaltar que a conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, estando sua concessão condicionada à comprovação do atendimento dos requisitos exigidos para ser bolsista do Prouni, listados acima.

Para os candidatos que já estão matriculados em um curso do Ensino Superior, a bolsa começa a valer a partir da data da emissão do Termo de Concessão de Bolsa. É importante saber que a bolsa não tem efeitos retroativo para fins de mensalidade.

Candidatos que tenham o Termo de Concessão de Bolsa emitido no último processo seletivo regular do Prouni ou que tenha Termo de Concessão de Bolsa Remanescente em sua edição em curso não têm direito a se inscrever nesta edição.

A pessoa interessada em se inscrever no programa, mas que não tem computador ou outro aparelho eletrônico em casa para se inscrever, pode recorrer a qualquer instituição privada que faça parte do Prouni para se candidatar, uma vez que o MEC obriga que essas universidades disponibilizem, gratuitamente, seus laboratórios de informática para tal fim.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!